Desde 2017 que a Famel está de regresso ao activo, trabalhando numa moto eléctrica que recupera o espírito da icónica XF-17, mas sem a sonoridade de outrora, já que o regresso às estradas se fará no silêncio de uma motorização eléctrica. A nova E-XF foi apresentada na Expomoto, em Maio de 2022, com a promessa de que começaria a chegar aos primeiros clientes no início deste ano. Sucede que quem for ao site oficial para reservar a E-XF é informado que as entregas estão previstas apenas para o primeiro trimestre de 2024, ou seja, com a derrapagem de um ano face ao inicialmente programado, dado que a calendarização inicial previa que a entrega das primeiras unidades standard deveria acontecer no segundo trimestre de 2023, logo depois de chegarem aos clientes as 300 unidades da série limitada Embaixador.

Segundo nos informou Joel Sousa, refundador da Famel, “ouvindo os embaixadores e algumas opiniões que nos foram fazendo chegar, decidimos fazer evoluir o produto, correndo o risco de isso poder ser interpretado como um atraso”. Por outro lado, acrescenta, “o desenvolvimento também tem sido afectado pelas dificuldades com os fornecedores em assegurarem os componentes necessários, levando a testagem a resvalar”. E também o aumento do custo da energia e das matérias-primas já obrigou a ressuscitada Famel a rever os preços originalmente avançado, pelo que os valores agora anunciados podem vir a ser actualizados com o fecho das especificações da E-XF e a industrialização da produção, sendo que neste momento existe um pré-acordo para que a montagem seja realizada na zona de Águeda, Anadia.

Com preços a partir de 5500€, a E-XF que dá nova vida ao clássico motociclo de 1975 apresenta-se em duas versões, com lugar para uma ou duas pessoas, respectivamente a Café Racer e a Clássica, estando ambas disponíveis com o equivalente às cilindradas de 50 ou 125 centímetros cúbicos. A alma da  “ressuscitada “ Famel é agora um motor eléctrico de 5 kW/7 cv, alimentado por uma bateria com 1,8 kWh de capacidade que, em média, demora entre 4 a 5 horas para recarregar.

A versão menos potente está limitada a 45 km/h de velocidade máxima, podendo percorrer 70 km com uma carga completa. Quem quiser ir mais longe entre carregamentos, pode optar por uma segunda bateria, o que implica desembolsar mais 800€ para esticar a autonomia até 120 km. Este é o alcance anunciado para a versão com 125 cc, que monta sempre duas baterias e que empurra o ponteiro do velocímetro até aos 100 km/h. As E-XF de 125 cc são propostas por 6200€.

As 300 unidades da série limitada Embaixador, edição especial reservada às versões 125 da Famel Café Racer e da Famel Classica, são a prioridade da empresa sedeada em Guimarães, sendo as primeiras a chegar aos clientes, no primeiro trimestre de 2024. “Temos neste momento 100 reservas, sem qualquer esforço de marketing ou investimento em comunicação, pelo que acreditamos que assim que o desenvolvimento do produto entrar na recta final e começarmos a trabalhar nessas vertentes, rapidamente esta edição especial esgotará”, revelou Joel Sousa ao Observador. As E-XF Café Racer e Classica standard chegam à estrada logo depois, a partir do 2.º trimestre de 2024.

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