Hamza al-Homsi, “líder sénior” do grupo terrorista Estado Islâmico foi esta quinta-feira à noite abatido, num raide de helicóptero levado a cabo por forças americanas em conjunto com as Forças Democráticas Sírias, revelou esta sexta-feira à tarde o Comando Central dos Estados Unidos, a agência responsável pelas operações e relações militares do país em 20 nações.

Da operação, que teve lugar no nordeste da Síria, acrescentou a agência do governo norte-americano em comunicado, resultou uma explosão, que causou ferimentos em quatro militares ao serviço dos Estados Unidos e num cão de serviço, que foram prontamente assistidos no vizinho Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com ferimentos menores, acrescentou entretanto a CNN, um dos militares já regressou ao ativo. Os restantes continuam a receber cuidados médicos, mas estarão todos “estáveis” — cão de serviço incluído.

O canal americano recorda ainda que, há apenas dois dias, o Comando Central dos Estados Unidos anunciou o resultado de uma outra ação, a 10 de fevereiro, que resultou na morte de Ibrahim Al Qahtani, “um funcionário do Estado Islâmico associado ao planeamento de ataques aos centros de detenção do Estado Islâmico”.

De acordo com o tweet, nesse raide terão sido apreendidos armamento, munições e um cinto suicida.