Dados recolhidos pela consultora especializada na área automóvel JATO Dynamics confirmam que o Hyundai Tucson é cada vez mais a opção de compra preferida dos condutores europeus, liderando as vendas no segmento dos SUV compactos, com o registo em 2022 de um total de 150.803 unidades comercializadas na Europa.

O número traduz um crescimento de apenas 1% face às vendas do Tucson em 2021, mas adquire outro significado tendo presente que o mercado europeu de automóveis ligeiros de passageiros contraiu 4,6%, para um volume acumulado de 9,3 milhões de novas matrículas na União Europeia – o valor mais baixo desde 1993, de acordo com os dados da Associação Europeia dos Construtores Automóveis (ACEA). Por outro lado, o segmento dos C-SUV é também dos mais disputados, com praticamente todas as marcas a terem propostas para esta bitola, o que dificulta a vida da concorrência. Mas nada que tivesse impedido o Hyundai Tucson de se instalar no 8.º lugar no ranking global dos carros mais vendidos no Velho Continente, no ano passado.

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Para o CEO e presidente da Hyundai Motor Europe, Michael Cole, o Tucson conseguiu demarcar-se dos seus rivais graças ao seu “design apelativo e tecnologia focada no cliente”. A geração que se encontra actualmente nos concessionários da marca sul-coreana é já a quarta e foi apresentada em 2020. Aportando, como principais novidades, um robusto enfoque em mecânicas híbridas para todos os gostos (de híbridos ligeiros 48V, passando pelos full hybrid e pelos híbridos plug-in) e uma estética mais moderna, a condizer com um interior mais espaçoso e que oferece uma percepção de maior qualidade a bordo, além de um feeling mais tech.

Todos estes argumentos terão contribuído para a preferência dos europeus, sendo altamente provável que o Tucson tenha aliciado mais clientes por disponibilizar uma das mais completas oferta de motorizações no segmento. Por cá, há duas opções exclusivamente a combustão interna (1.6 TGDi MT com 150 cv e 1.6 CRDI MT com 115 cv); duas alternativas mild hybrid (1.6 TGDi 48V MT com 150 cv e 1.6 CRDI DCT 48V com 136 cv), bem como o HEV 1.6 TGDI de 180 cv e o Tucson PHEV com 265 cv de potência e um binário máximo de 304 Nm, que anuncia 53 km de autonomia em modo eléctrico. Os valores arrancam nos 32.990€.

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