São más notícias para quem ainda tem versões mais antigas do sistema operativo da Microsoft.A partir da próxima semana, chega ao fim o suporte ao Windows 7 e ao Windows 8 e 8.1. O anúncio foi feito pela tecnológica há cerca de um mês, quando começou a avisar os utilizadores com versões mais desatualizadas. O prazo para o fim do suporte está marcado para a próxima terça-feira, 10 de janeiro.

O anúncio da Microsoft não quer dizer que deixe de poder usar estas versões se ainda as tiver no computador. Quer apenas dizer que a empresa deixará de incluir estas versões no rol de sistemas que podem receber atualizações. É através das atualizações de software – muitas vezes uma tarefa chata para o utilizador – que são feitas correções a nível de segurança e que também chegam novas funcionalidades.

Caso tenha uma destas versões e não queira fazer a atualização para um sistema mais recente, não só ficará sem novas ferramentas e correção de bugs como também poderá estar a correr alguns riscos a nível de segurança.

Windows 11. Atualização traz explorador de ficheiros com separadores e foco na acessibilidade e produtividade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas são versões algo antigas de software da Microsoft. O Windows 7 foi lançado em outubro de 2009, enquanto o Windows 8 foi apresentado três anos mais tarde, em 2012. A versão 8.1 chegou um ano mais tarde.

Apesar de ser mais antigo do que o Windows 8 e 8.1, o Windows 7 ainda é bastante popular. Em dezembro, de acordo com dados do Statcounter, este sistema operativo ainda tinha uma quota de mercado de 11% entre as versões do Windows, contra 2,6% do Windows 8.1.

Ao longo dos últimos anos a Microsoft tem permitido aos utilizadores com o seu sistema operativo fazer atualizações gratuitas para versões de software mais recentes. Atualmente, o Windows 11 é o mais recente e recebeu uma atualização no último outono. Ainda assim, não é o sistema operativo mais popular: tinha uma quota de mercado de 17%, contra os 68% do Windows 10.

Microsoft pode não conseguir concretizar a sua maior aquisição. Pode ser o início do travão ao poder das big tech?