“A nossa visão para a Audi é clara e os resultados conquistados são uma motivação constante. Ao ouvirmos o caminho que a Audi AG está a preparar para o futuro e ao vermos os magníficos produtos que serão colocados no mercado em breve, tendo o Q8 e-tron e a A6 Avant e-tron como bons exemplos, queremos comunicar-vos que a Audi em Portugal assume voluntariamente o compromisso de vender, exclusivamente, viaturas 100% eléctricas antes de 2030!” A afirmação, um tanto ou quanto inesperada para a plateia que se juntou para assistir à Audi Vision Portugal, foi proferida pelo director-geral da Audi em Portugal, Nuno Mendonça.

O evento, que decorreu esta quinta-feira em Lisboa, no Convento do Beato, trouxe a Portugal duas figuras de proa do construtor alemão, nomeadamente o vice-presidente de Produto e-tron, Fermín Soneira, e o vice-presidente de Vendas da Europa, Jens Puttfarcken. E ambos revelaram-se empenhados em mostrar o quão determinada está a marca dos quatro anéis em alicerçar o seu crescimento na electrificação da gama. Mas nada que se compare à convicção com que Nuno Mendonça arriscou firmar um compromisso que, globalmente, a própria Audi AG só comunicou que faria em 2033. Dois anos antes da proibição imposta pelas instâncias europeias, a Audi vai cessar por completo a produção de veículos equipados com motor de combustão, sendo que em 2026 vai introduzir a sua última mecânica deste tipo, não desembolsando nem mais um cêntimo no desenvolvimento desta tecnologia.

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Se os motores que queimam combustíveis fósseis parecem ser, cada vez mais, uma coisa do passado, o futuro vislumbra-se inevitavelmente eléctrico para a Audi que, no nosso país, aposta que vai “chegar à mobilidade premium 100% eléctrica até 2030”. A sustentar o compromisso do director-geral da marca está a análise da evolução das vendas, lá fora e por cá. Face a 2021, na Europa, as vendas da Audi cresceram 1% em 2022, mas em Portugal o incremento foi mais significativo (8%), saltando das 3466 unidades transaccionadas em 2021 para 3750 no ano passado. Ora, o incremento deve-se particularmente ao aumento da procura de modelos a bateria (BEV), que em Portugal aumentou nada menos que 49% (45% na Europa), permitindo à marca alemã manter o seu lugar no top 3 dos construtores premium em Portugal e, tão importante quanto isso, perceber que actualmente os clientes que se decidem por modelos puramente eléctricos representam já “mais de 30% das vendas da marca” no mercado português.

Segundo os responsáveis da Audi que se deslocaram a Portugal, a partir de agora, altura em que chegam ao mercado português os novos Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback, os clientes podem contar com nada menos que 20 novos BEV até 2026, incluindo as duas variantes do SUV topo de gama atrás referidas. No rol de novidades figura igualmente o A6, que se apresentará como berlina e como carrinha Avant. O concept desta última, a A6 Avant e-tron, foi exibido no Convento do Beato, onde tivemos a garantia de que a versão definitiva será desvendada antes do final do ano, juntamente com o Q6 e-tron, devendo os elementos da família eléctrica “6” da Audi chegar ao mercado pouco depois, em 2024. De destacar que os Q6 e-tron e A6 e-tron serão os primeiros a usufruir da nova plataforma desenvolvida em conjunto com a Porsche, a Premium Platform Electric.

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