A não ser que precisem de aceder à aplicação criada pela empresa chinesa ByteDance por motivos profissionais, todos os funcionários da BBC devem apagar imediatamente o TikTok dos telemóveis e dispositivos da empresa.
A ordem foi comunicada aos colaboradores da empresa pública britânica de rádio e televisão escassos dias depois de o governo britânico ter dado o mesmo passo e proibido os seus membros de utilizar a conhecida aplicação, assumindo receios de que informação confidencial pudesse ser partilhada com o governo chinês.
Recorde-se que, nas últimas semanas, têm sido vários os governos mundiais a proibir os seus elementos de utilizar a aplicação, que exige a partilha de uma série de informações sensíveis, incluindo contactos e dados de geolocalização, aquando da subscrição. Antes de Reino Unido, já Estados Unidos, Canadá, Bélgica e até a Comissão Europeia tinham dado esse passo.
Comissão Europeia proíbe funcionários de utilizarem o TikTok
Agora, a BBC seguiu-lhes o exemplo: “Não recomendamos a instalação do TikTok num dispositivo empresarial da BBC, a menos que haja uma razão profissional justificada. Se não precisar do TikTok por razões profissionais, o TikTok deve ser eliminado”.
De acordo com o Guardian, que este domingo avançou a notícia, a nota enviada durante o fim de semana aos colaboradores da BBC explicava os motivos da proibição — “A decisão baseia-se nas preocupações levantadas pelas autoridades governamentais de todo o mundo relativamente à privacidade e segurança dos dados” —, e acrescentava ainda instruções para todos aqueles que tenham a aplicação nos telefones pessoais, que utilizem também profissionalmente — devem contactar a equipa de segurança informática para “discutir o tipo de informação da BBC com que estão a trabalhar”.
“A BBC leva a segurança e a proteção dos nossos sistemas, dados e pessoas incrivelmente a sério. Estamos constantemente a rever a atividade em plataformas de terceiros — incluindo o TikTok — e continuaremos a fazê-lo”, justificou entretanto ao Guardian um porta-voz da BBC. Para fins editoriais e de marketing, explicou essa mesma fonte, a utilização do TikTok nos telemóveis da empresa continua a ser permitida, mas a situação vai continuar a ser avaliada e monitorizada.