Com a finalidade de alimentar a produção de veículos eléctricos que vão sair das linhas de produção das fábricas do grupo em Martorell e Pamplona, a Volkswagen inaugurou aquela que será a sua segunda fábrica de baterias, localizada a 30 quilómetros a norte de Valência, num terreno com 130 hectares. A cerimónia decorreu na presença do Rei, primeiro-ministro e autarca espanhóis, esperando-se que inicie a produção em 2026.

Gerida pela PowerCo, a entidade do Grupo Volkswagen responsável pelas fábricas de acumuladores, Valência tem como objectivo produzir anualmente baterias com a capacidade conjunta de 40 GWh, valor que poderá ser incrementado para 60 GWh no futuro. A nova fábrica espanhola de células para baterias junta-se assim a outras duas instalações do género do grupo alemão, a primeira das quais já iniciou a construção em Salzgitter, na Alemanha, devendo começar a funcionar em 2025. Existe ainda uma terceira unidade fabril que se destina a alimentar as fábricas norte-americanas e está a ser erguida em St. Thomas, Ontário, no Canadá.

Os destaques mais importantes da fábrica de baterias da VW em Valência, que iniciará a produção em 2026

Se forem idênticas às células que vão ser fabricadas em Saltzgitter (e tudo indica que assim acontecerá), da fábrica de Valência sairão células do tipo prismático destinadas em primeira instância a alimentar as actuais fábricas da VW em Pamplona e da Seat em Martorell. Ambas produzem veículos para diversas marcas do conglomerado germânico e as duas irão ser modificadas para poderem fabricar veículos eléctricos com base na plataforma MEB e MEB0 do grupo alemão. Será igualmente destas duas fábricas espanholas de veículos a bateria que sairão os próximos mini eléctricos, como o VW ID.2ALL e Cupra UrbanRebel, a que se deverão juntar modelos com cerca de 4 metros da Skoda e Seat.

A fábrica de baterias de Valência, bem como a reformulação das linhas de produção de Pamplona e Martorell, fazem parte de um investimento de 10 mil milhões de euros realizado pelo Grupo VW, em companhia da PowerCo, Seat SA e 49 parceiros. Fruto deste investimento, serão criados 3000 postos de trabalho directos e cerca de 30.000 indirectos, sobretudo em fornecedores que se irão instalar nos terrenos contíguos à Gigafactory Valência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR