A Smart revelou os primeiros esboços do #3, que se assume como um crossover estilo coupé, substancialmente mais comprido e espaçoso, sendo contudo mais esguio do que o #1 que já aqui apresentámos e que iniciará as entregas no Verão de 2023. O novo modelo será revelado nas suas formas definitivas no próximo salão automóvel de Xangai, na China, mas felizmente umas imagens escaparam para a internet, o que permite fazer uma ideia bastante concreta sobre como será o novo modelo da Smart.
O #3 será o segundo modelo da Smart a chegar ao mercado, agora que o construtor é detido pela joint venture a 50:50 formada pelos alemães da Mercedes e pelos chineses da Geely. Os germânicos são responsáveis sobretudo pelo design, enquanto os asiáticos têm a seu cargo a industrialização e a produção dos veículos, recorrendo a plataformas específicas para modelos eléctricos – no caso a SEA, de Sustainable Experience Architecture –, algo que os seus sócios ainda não possuem. É igualmente a Geely que fornece os motores, as baterias e os sistemas de gestão de energia, à semelhança do que já acontece com o #1 e que se reproduzirá nos restantes modelos da nova Smart.
Os desenhos revelados do #3 mostram um veículo estilo SUV coupé, mais baixo do que os SUV tradicionais, inclusivamente o #1, mas com as mesmas quatro portas para se adaptar melhor às necessidades familiares. E apesar da diferença nas dimensões, o #3 respeita a mesma solução estética introduzida pelo #1, com linhas suaves e aerodinâmicas.
Com cerca de 4,40 m de comprimento, o #3 é aproximadamente 13 cm mais comprido do que o #1, que por sua vez exibe um comprimento total (4,27 m) similar ao de um VW ID.3. O facto de também possuir uma distância entre eixos mais generosa em 2,5 cm (2,785 em vez de 2750 m), deixa antever não só mais espaço para alojar um pack de baterias de maior capacidade, como uma maior facilidade para alojar as pernas de quem se senta no banco traseiro.
Depois de ser revelado ao mundo em Xangai, no certame que decorrerá de 18 a 27 de Abril, o #3 será mostrado aos clientes europeus em Setembro no IAA, o salão automóvel que decorre em Munique entre os dias 5 e 10, ocasião em que deverão ser abertas as pré-encomendas. O arranque das entregas a clientes no Velho Continente deverá acontecer apenas no início de 2024.