Pelo menos 26 pessoas morreram após uma série de tornados “catastróficos” na região norte-americana do Midwest esta sexta-feira e sábado. Em Little Rock, no estado do Arkansas, de acordo com a imprensa dos EUA, a população foi retirada para um abrigo, com as autoridades locais a falarem em milhares de casas danificadas. Há imagens de casas destruídas, árvores derrubadas e bairros com sinais de destruição total. Há quem já lhe chame “a mãe de todos os tornados”, tal a força dos ventos, que o colocam na categoria de grau 5. Mais de 300 mil pessoas ficaram sem eletricidade nos estados afetados.

Até ao momento foram registados doze mortos no estado do Tennessee, cinco no Arkansas, quatro no Illinois, três no Indiana, e um número não confirmado no Alabama e Mississippi.

O Centro de Previsão de Tempestades emitiu avisos para certas partes do Midwest. No total, já tinham sido colocados 21 estados em “alerta máximo” no fim de semana, devido às previsões para o que pode ser uma sexta, sábado e domingo assustador no centro dos EUA tal a força dos ventos esperados (mais de 120 km/h).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Tennessee, nove pessoas morreram num condado a leste de Memphis. “A maioria dos danos foram feitos em casas e áreas residenciais”, referiu o mayor de Adamsville, David Leckner.

O governador daquele estado, David Lee, descreveu esta como a “pior semana” do seu mandato, depois de há dias um tiroteio ter resultado na morte de seis pessoas, incluindo três crianças, em Nashville. “É terrível o que aconteceu a esta comunidade, este condado, este estado”, disse o governante. “Mas parece que esta comunidade fez o que as comunidades do Tennessee fazem: reagrupar e dar resposta”.

Do Arkansas, chegam imagens e vídeos que mostram não só o tamanho e a força do tornado que atingiu este estado, e começou por aterrar em Little Rock, como a destruição que deixou à sua passagem, tendo atingido a categoria de grau 5.

A situação levou a que a governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, declarasse estado de emergência pelos “danos significativos” que o tornado causou. Citada pela FOX, a responsável política disse estar a “rezar por todos aqueles” que foram afetados pelas tempestades, aconselhando a população a manter-se “atenta”. Em conferência de imprensa, afirmou que foi um dia “muito mau” para o Arkansas.

De acordo com o mayor de Little Rock, Frank Scott Jr., cerca de trinta pessoas deram já entrada no hospital, e mais de 2000 casas ficaram danificadas. “Suspeito que vamos estar a lidar com os danos durante uma semana, ou até mais”, referiu Scott em declarações ao New York Times. O mesmo jornal adianta que cinco pessoas morreram naquele estado.

A Universidade de Ciências Médicas do Arkansas deu conta de que, logo após o tornado, uma pessoa deu entrada no hospital. De acordo com Leslie Taylor, porta-voz da unidade hospitalar, normalmente “costuma levar algumas horas para que as pesssoas comecem a chegar”. “Em algumas partes da cidade, as deslocações estão um pouco limitadas”, esclareceu, esperando que no futuro mais pessoas “precisem de ajuda”.

O tornado que atingiu Little Rock não foi o único a atingir o Arkansas. Por volta das 16h32, outro tornado “extremamente perigoso” atingiu a localidade de Fair Oask. No estado do Iowa, houve também registo de mais dois tornados, e, no Illinois, uma pessoa morreu e 28 foram hospitalizadas após um teto desabar numa sala de espetáculos com cerca de 260 espetadores no seu interior. Foram ainda registados tornados no Tennessee, Indiana, Wisconsin e Mississippi.

Nos próximos dias, o Centro de Previsão de Tempestades espera a continuidade de uma “situação particularmente perigosa” em vários estados norte-americanos em estados como Missouri, Arkansas, Texas e Louisiana. Nesta regiões, este tipo de fenómeno extremos são raros.