Um cidadão italiano com 80 anos de idade pode vir a ter que responder em tribunal por usar a fila de portagens destinada à Telepass, uma espécie de Via Verde de Itália, sem possuir o dispositivo necessário, reporta o Corriere dell Sera.
Mario, também conhecido como “Avô Sprint”, arrisca ir a julgamento se não saldar uma coima de quatro mil euros, um valor referente às portagens não pagas. Oficiais da Autostrade, a rede italiana de estradas, conseguiram identificar o Fiat Punto de Mario através do sistema de videovigilância.
OCDE recomenda preços das portagens em função das emissões do carros
As infrações terão acontecido durante um período de dois anos e Mario refere que não pagou por achar o preço das portagens elevado e o serviço pobre. O condutor guiava o seu Fiat atrás dos carros que seguiam na faixa do Telepass, passando pela portagem mesmo antes da cancela baixar.
Mario já advertiu o seu advogado de que não irá pagar a multa, por considerar a estrada um serviço público, pelo qual não pode ser cobrado qualquer tipo de preço. O idoso está alojado num lar em Fiuggi, um cidade na região de Lazio, sendo que durante a noite decidia fazer viagens pelo seu país natal.
Plataforma da A23 e A25 diz que Governo não assume reposição das SCUT
Durante as “escapadinhas” noturnas a partir do seu lar, Mario chegou a ir até Roma, uma viagem de uma hora de carro, e até Nápoles, um trajeto de quase duas horas. O “Avô Sprint” revelou que viajar é uma paixão e irá continuar a fazê-lo.