Se entrou no Twitter e notou uma mudança estranha, não se preocupe, não está a sonhar. A plataforma de Elon Musk atualizou esta segunda-feira o seu logótipo, que passou do tradicional pássaro azul para… um cão.

Não se trata de um cão qualquer, mas sim do famoso “Doge” — um conhecido meme viral e símbolo de uma criptomoeda satírica, a “Dogecoin”. A moeda virtual é também descrita como um exemplo de uma “memecoin” — uma criptomoeda cujo valor deriva precisamente do seu estatuto como anedota. É uma das várias moedas virtuais utilizadas por Elon Musk, que frequentemente faz referências ao meme nas suas próprias publicações.

Foi o próprio dono do Twitter quem, através da sua conta, se vangloriou pelo novo logótipo:

Os motivos para a mudança (se é que existem) não são, para já, claros, nem tampouco se sabe se a alteração será permanente. Certo é que a publicidade de Musk à Dogecoin teve um impacto imediato no valor da moeda virtual. Em pouco mais de trinta minutos, valorizou mais de 20% no mercado de bitcoins.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Elon Musk estima que Twitter vale menos de metade do que quando comprou

Numa altura em que a compra do Twitter tem provado ser uma dor de cabeça para o magnata, que sofreu danos significativos na sua fortuna pessoal e não tem conseguido fazer com que a empresa dê lucro, um dos seus objetivos declarados aquando da compra, uma das opções propostas para tentar rentabilizar a plataforma tem passado por torná-la num serviço de pagamentos no qual utilizadores poderiam usar criptomoedas.

O dono da Tesla já tinha, em dezembro de 2021, flutuado a possibilidade de aceitar pagamentos em dogecoin para produtos de merchandising alusivos à fabricante automóvel.

A revista financeira Fortune tentou chegar à fala com a rede social para obter mais informações acerca da mudança de logótipo. A página da comunicação da empresa respondeu simplesmente com um emoji de cocó.