As vendas de veículos eléctricos dispararam em Março, mês em que se transaccionaram 9363 novos veículos a bateria, um incremento de 80,6% face ao período homólogo de 2022. O modelo alimentado exclusivamente a bateria que mais portugueses cativou foi o Model Y da Tesla, que colocou nas mãos de clientes 598 SUV eléctricos, longe do 2.º mais popular entre os lusitanos, que curiosamente foi outro modelo da Tesla. Em concreto, o Model 3 (328 unidades), a berlina que depois de liderar as preferências dos clientes europeus – e Portugal não é excepção – é agora sistematicamente batida pelo SUV com que partilha chassi e mecânica.

Após a dupla da Tesla, o estatuto do 3.º modelo mais vendido coube ao Citroën e-C4, modelo que surge como o primeiro oriundo de construtores generalistas com 264 unidades. O eléctrico francês foi seguido de perto por outro gaulês, o Renault Megane E-Tech (242), que ficou a apenas 22 unidades da 3.ª posição do ranking no mês. A 5.ª posição coube ao BMW i4, mas já com apenas 183 veículos comercializados.

O Peugeot e-208 (110) chamou a si o 6.º lugar entre os mais vendidos, liderando entre os modelos mais pequenos e mais acessíveis, à frente do Volkswagen ID.3 (109) e do Dacia Spring, o primeiro entre os modelos mais baratos, que vende sobretudo a clientes particulares, ao contrário dos seus rivais a bateria, preferidos pelas empresas em busca da recuperação do IVA.

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Quem liderou nos primeiros três meses do ano?

No primeiro trimestre de 2023, os condutores portugueses revelaram preferência pelo mesmo veículo eléctrico que foi maioritariamente adquirido em Março, ou seja, o Model Y. A questão é que o SUV eléctrico da Tesla não só liderou confortavelmente no 3.º mês do ano, como acumula uma vantagem ainda maior de Janeiro a Março, período em que vendeu 1508 unidades, substancialmente mais do que os 521 veículos alcançados pelo 2.º do ranking. Sucede que o segundo mais vendido foi igualmente um Tesla, o Model 3, modelo que ainda chega a Portugal oriundo da China e dos EUA, ao contrário do que acontece com o Model Y, fabricado já na Europa, em Berlim.

Além do sucesso das vendas, os resultados atingidos pelo construtor norte-americano vieram confirmar o potencial da estratégia comercial apoiada na redução de preços. Enquanto a Tesla subiu consideravelmente as vendas, a concorrência perdeu competitividade, com destaque para os fabricantes que optaram por manter os preços inalterados

O 3.º modelo eléctrico mais vendido após os dois Tesla foi o Renault Megane E-Tech, que cativou 448 novos clientes nacionais. Isto coloca-o ligeiramente à frente do seu rival francês Citroën e-C4 (438), seguido do BMW i4 (410) e do Dacia Spring (388). A lista dos 20 mais vendidos é completada pelo Volvo XC40, cuja versão com mais autonomia parece atrair mais clientes, como seria de esperar, a que se seguem o VW ID.3, o Peugeot 2008, o BMW iX, o Opel Corsa-e e o Peugeot e-208.