A Web Summit vai ter uma edição no Médio Oriente a partir de 2024. Primeiro na rede social Twitter e depois em comunicado, a organização da cimeira tecnológica revelou que vai ter uma edição no Qatar, em março de 2024.
“Um pequeno anúncio: esta pequena empresa irlandesa vai ter a sua primeira Web Summit no Médio Oriente, no Qatar, em março de 2024”, escreveu Paddy Cosgrave no Twitter. “Nos últimos anos quase todos os países do Médio Oriente e vizinhos próximos têm sido participantes ativos e parceiros nos nossos eventos. Estes países incluem a Arábia Saudita, Palestina, Egito, Jordânia, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Omã, Turquia, Irão, Israel e Bahrain. Vários dos seus líderes políticos têm falado nos nossos eventos”, dando como exemplo a presença da rainha Rânia da Jordânia, em Lisboa, na edição de 2022 da Web Summit. “É a altura certa para a Web Summit no Médio Oriente”, justificou ainda o principal rosto do evento.
Em comunicado, é explicado que, “após receber pedidos de várias cidades do Médio Oriente, a Web Summit escolheu Doha como a nova cidade para alojar o evento durante os próximos cinco anos”. São referidos fatores como o “ecossistema tecnológico em crescimento rápido”, com um ambiente de “startups em expansão rápida” para a escolha do Qatar para receber a edição da Web Summit no Médio Oriente.
???? A little announcement ????
This little Irish company will host it’s first Web Summit in the Middle East in Qatar in March 2024
In recent years almost every Middle Eastern country and near neighbour has been an active participant and partner at our events. Those countries have…
— Paddy Cosgrave (@paddycosgrave) April 6, 2023
Há já alguns anos que Paddy Cosgrave, o CEO da Web Summit, não escondia as intenções de alargar a presença da cimeira a outras geografias além de Lisboa. Em 2020, por exemplo, revelou que queria chegar a África e ao Médio Oriente em 2023. Na edição do ano passado, em conferência de imprensa para fazer o balanço da Web Summit em Lisboa, fez ajustes ao calendário, mostrando-se esperançoso de chegar a África “em 2025 ou 2026”. Sobre o Médio Oriente, referiu apenas a existência de “encontros com a delegação do Dubai e outras delegações” da região.
A estreia da Web Summit em Doha, no Qatar, está marcada para 4 a 7 de março de 2024, no DECC, o centro de exposições e convenções de Doha. A organização indica que são esperadas no primeiro ano de evento “milhares de pessoas de todo o mundo”, mas não é especificado o número.
No ano passado, a Web Summit anunciou que vai ter uma edição no Rio de Janeiro, que vai decorrer de 1 a 4 de maio de 2023, sendo esperadas mais de 15 mil pessoas. Na agenda para a estreia no Brasil estão oradores como Chelsea Manning, denunciante que trabalhou para o exército dos Estados Unidos, Naomi Gleit, da Meta, ou Ayo Tometi, do movimento Black Lives Matter.
Web Summit avança para o Rio de Janeiro em 2023. Lisboa mantém evento na Europa
Paddy Cosgrave tem vindo a explicar que Lisboa continuará a ser a localização escolhida para a Web Summit na Europa, mas que pretende ter uma marca com presença global. A edição em Lisboa está marcada para 13 a 16 de novembro de 2023.
A Web Summit é ainda responsável pela Collision, que realiza anualmente em Toronto, no Canadá. Para 2025, é ainda esperado o regresso da conferência RISE a Hong Kong.