A Web Summit vai ter uma edição no Médio Oriente a partir de 2024. Primeiro na rede social Twitter e depois em comunicado, a organização da cimeira tecnológica revelou que vai ter uma edição no Qatar, em março de 2024.

“Um pequeno anúncio: esta pequena empresa irlandesa vai ter a sua primeira Web Summit no Médio Oriente, no Qatar, em março de 2024”, escreveu Paddy Cosgrave no Twitter. “Nos últimos anos quase todos os países do Médio Oriente e vizinhos próximos têm sido participantes ativos e parceiros nos nossos eventos. Estes países incluem a Arábia Saudita, Palestina, Egito, Jordânia, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Omã, Turquia, Irão, Israel e Bahrain. Vários dos seus líderes políticos têm falado nos nossos eventos”, dando como exemplo a presença da rainha Rânia da Jordânia, em Lisboa, na edição de 2022 da Web Summit. “É a altura certa para a Web Summit no Médio Oriente”, justificou ainda o principal rosto do evento.

Em comunicado, é explicado que, “após receber pedidos de várias cidades do Médio Oriente, a Web Summit escolheu Doha como a nova cidade para alojar o evento durante os próximos cinco anos”. São referidos fatores como o “ecossistema tecnológico em crescimento rápido”, com um ambiente de “startups em expansão rápida” para a escolha do Qatar para receber a edição da Web Summit no Médio Oriente.

Há já alguns anos que Paddy Cosgrave, o CEO da Web Summit, não escondia as intenções de alargar a presença da cimeira a outras geografias além de Lisboa. Em 2020, por exemplo, revelou que queria chegar a África e ao Médio Oriente em 2023.  Na edição do ano passado,  em conferência de imprensa para fazer o balanço da Web Summit em Lisboa, fez ajustes ao calendário, mostrando-se esperançoso de chegar a África “em 2025 ou 2026”. Sobre o Médio Oriente, referiu apenas a existência de “encontros com a delegação do Dubai e outras delegações” da região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Web Summit “esticada até ao limite”. Paddy Cosgrave volta a frisar que quer continuar em Lisboa após 2028

A estreia da Web Summit em Doha, no Qatar, está marcada para 4 a 7 de março de 2024, no DECC, o centro de exposições e convenções de Doha. A organização indica que são esperadas no primeiro ano de evento “milhares de pessoas de todo o mundo”, mas não é especificado o número.

No ano passado, a Web Summit anunciou que vai ter uma edição no Rio de Janeiro, que vai decorrer de 1 a 4 de maio de 2023, sendo esperadas mais de 15 mil pessoas. Na agenda para a estreia no Brasil estão oradores como Chelsea Manning, denunciante que trabalhou para o exército dos Estados Unidos, Naomi Gleit, da Meta, ou Ayo Tometi, do movimento Black Lives Matter.

Web Summit avança para o Rio de Janeiro em 2023. Lisboa mantém evento na Europa

Paddy Cosgrave tem vindo a explicar que Lisboa continuará a ser a localização escolhida para a Web Summit na Europa, mas que pretende ter uma marca com presença global. A edição em Lisboa está marcada para 13 a 16 de novembro de 2023.

A Web Summit é ainda responsável pela Collision, que realiza anualmente em Toronto, no Canadá. Para 2025, é ainda esperado o regresso da conferência RISE a Hong Kong.

Paddy Cosgrave. “O meu trabalho é organizar a Web Summit, as instalações são o trabalho de outra pessoa”