A polícia escocesa confiscou a autocaravana da sogra de Nicola Sturgeon, ex-primeira-ministra da Escócia, reporta o The Telegraph. O veículo de luxo foi apreendido a 5 de abril, no mesmo dia em que Peter Murrell, marido de Nicola Sturgeon, foi detido na sequência numa investigação em curso sobre o financiamento e finanças do partido Nacional Escocês. Murrell viria a ser libertado 12 horas depois.

De acordo com o diário britânico, as autoridades apreenderam o veículo à porta da casa de Margaret Murrell, 92 anos, mãe de Peter Murrell, que vive na cidade de Dunfermline, na Escócia. À mesma publicação, os vizinhos relataram que a autocaravana foi entregue por dois homens em janeiro de 2021 e tem estado parada desde então.

“A visão de uma autocaravana de luxo a ser apreendida seria quase cómica se o assunto não fosse tão grave”, disse Craig Hoy, do Partido Conservador Escocês. “A investigação sobre as finanças obscuras do SNP (Partido Nacional Escocês) torna-se mais surreal a cada dia”, acrescentou.

A autocaravana em questão é a última versão do modelo iSmove, da alemã Niesmann + Bischoff, que inclui paredes de feltro “para uma acústica suave”, uma cozinha expansível, prateleiras elétricas, luz de ambiente e um chuveiro que “desaparece”, especifica o The Telegraph, que a avalia em cerca de 110 mil libras (o equivalente a 125 mil euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A apreensão ocorreu no âmbito de uma investigação da polícia escocesa ao Partido Nacional Escocês que decorre desde julho de 2021. O foco da investigação é a angariação de mais de 600 mil libras (o equivalente a cerca de 680 mil euros) recebidas pelo SNP para uma campanha sobre a independência escocesa. As doações foram angariadas em 2017 para um segundo referendo sobre a independência, mas a verba não aparecia nas contas do partido.

Nicola Sturgeon renunciou ao cargo de primeira-ministra da Escócia e da liderança do SNP em fevereiro. Foi a primeira mulher no cargo de primeira-ministra, que assumiu em novembro de 2014. Tornou-se a pessoa a ocupar aquele cargo por mais tempo. No fim de março, foi substituída por Humza Yousaf, ministro da saúde escocês, após uma eleição interna.

Peter Murrell, marido de Sturgeon, demitiu-se da presidência executiva do partido um mês depois, em março, ao fim de mais de duas décadas, e depois de um escândalo envolvendo o número de militantes do partido. Murrell e Sturgeon casaram em 2010.