O príncipe Harry vai estar presente na cerimónia de coroação do pai, contudo sem Meghan Markle. A informação foi dada esta quarta-feira pelo Palácio de Buckingham, segundo noticia a BBC.

“O Palácio de Buckingham tem o prazer de confirmar que o duque de Sussex vai estar presente na cerimónia de coroação na Abadia de Westminster no dia 6 de maio”, podia ler-se no comunicado do palácio, citado pelo Telegraph. “A duquesa de Sussex vai permanecer na Califórnia com o príncipe Archie e a princesa Lilibet.”

Depois de semanas de especulação sobre a presença dos duques de Sussex na cerimónia de coroação, sabe-se agora que apenas o filho mais novo do Rei irá estar em Londres para assistir ao grande evento de 6 de maio. Meghan Markle ficará na casa da família, na Califórnia, com os dois filhos do casal, os príncipes Archie e Lillibet. Este será também o dia do 4º aniversário do filho dos duques e, segundo o jornal britânico, a celebração da data terá sido o principal motivo que levou a duquesa a permanecer nos Estados Unidos.

Meghan e Harry terão sido contactados por email há mais de um mês sobre a sua presença na coroação e ainda não tinham dado uma resposta. O príncipe Harry vai estar entre os 2000 convidados da Abadia de Westminster e esta será a primeira vez que se reúne com a sua família desde o lançamento do seu livro de memórias Na Sombra. Na obra faz uma série de revelações sobre as relações com membros da família e conta até alguns episódios privados. A última vez que Meghan se juntou a Harry e estiveram ambos no Reino Unido e com a família real foi no passado mês de setembro, no funeral da Rainha Isabel II.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jornal Telegraph tinha avançado no passado mês de dezembro que os duques de Sussex seriam convidados para a cerimónia de coroação, na sequência do lançamento da série “Harry & Meghan” no canal de streaming Netflix. “Todos os membros da família serão bem-vindos”, disse na altura uma fonte ao jornal, numa reação aos ataques feitos por Harry e Meghan ao longo dos oito episódios em que contam a história da sua relação.

No início do mês de março, o Daily Mail noticiou que os responsáveis pela logística do evento receberam instruções para incluírem os duques de Sussex no programa. No final do mesmo mês Harry fez uma viagem de surpresa a Londres para comparecer numa audiência de tribunal em relação ao caso que um grupo de figuras públicas (entre elas o príncipe) à empresa que detém o jornal Daily Mail. Contudo, durante esta passagem pela capital britânica o príncipe não terá visitado o pai porque este estava “ocupado”, em preparação da visita de estado que iria fazer à Alemanha dentro de dias.

A notícia sobre a presença do príncipe Harry na coroação de Carlos III surge na sequência da confirmação de vários membros de outras casas reais. Os princípes herderios da Dinamarca, Frederik e Mary, os príncipes do Mónaco, Alberto e Charlene, os Reis Felipe e Letizia de Espanha, o Rei Carlos Gustavo da Suécia com a princesa Victoria e o príncipe Fumihito e a princesa Kiko do Japão são alguns dos nomes que ficamos a saber esta semana que marcarão presença na Abadia de Westminster, conta a revista Hello.