Elton John e o príncipe Harry estão entre um grupo de celebridades que pretendem levar a tribunal a empresa detentora do tabloide inglês Daily Mail, e das suas publicações adjacentes, o Mail on Sunday e o Mail Online.

O processo foi tornado público esta quinta-feira, através de comunicado publicado por uma firma de advogados que representa os queixosos. Estes acusam a Associated News, detentora das publicações, de ser responsável por “grosseiras invasões de privacidade”.

Além do cantor e do duque de Sussex, a firma representa ainda outras figuras públicas como David Furnish, produtor de cinema e marido de Elton John, e a atriz Elizabeth Hurley.

A ação acusa a empresa de ser responsável por ações como contratar investigadores privados e colocar escutas em carros e telemóveis, pagar à polícia por informações sensíveis, aceder de forma ilegal a registos médicos, contas bancárias e ao histórico de transações financeiras dos queixosos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Associated News já veio negar “categoricamente” as acusações, que considera uma “difamação absurda”.

Estas alegações infundadas e altamente difamatórias, feitas sem qualquer fundamento ou prova, não são mais do que uma tentativa de extorsão da parte dos requerentes e seus advogados”, pode ler-se em comunicado da Associated News.

Por seu turno, os responsáveis pela ação afirmam que esta ação legal “é apenas a ponta do icebergue” e que muitas muitas outras pessoas são vítimas destes crimes “mesmo sem o saberem”.

Eles [os requerentes] juntaram-se para tentar pôr a nu a verdade, e para trazer à justiça os jornalistas responsáveis, muitos dos quais ainda exercem cargos de gestão e autoridade hoje em dia”, disse a firma de advogados.

Esta não é a primeira ação legal interposta à Associated News por membros da família real — nem mesmo pelo príncipe Harry. Recentemente, um tribunal britânico deu razão ao duque de Sussex numa ação contra esta empresa, na altura por difamação.

Também a mulher de Harry, Meghan Markle, recebeu compensação financeira após uma batalha legal que durou três anos, em consequência de o Daily Mail ter publicado parte de uma carta privada que a duquesa terá escrito ao pai.