(Em atualização)

A nave Starship, da SpaceX, explodiu poucos minutos após ter sido lançada esta quinta-feira à tarde em Boca Chica, no estado norte-americano do Texas. O foguetão produzido pela empresa de exploração espacial de Elon Musk não foi capaz de entrar em órbita, acabando por explodir quatro minutos depois, por cima do Golfo do México.

Não é claro o que motivou a explosão, afirmou Kate Tice, da SpaceX, acrescentando, de acordo com o The Washington Post, que a equipa responsável vai rever os dados disponíveis e trabalhar no próximo teste. A plataforma de lançamento não parece ter sofrido qualquer dano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pouco antes do lançamento, Musk explicou que poderia ser necessário realizar vários testes até ser possível lançar a nave com sucesso, citou o The New York Times. Para que isso aconteça, é preciso que atinja velocidade suficiente para entrar em órbita.

Se o teste tivesse sido bem sucedido, a nave teria continuado a subir durante uma hora e 17 minutos, quando entraria em órbita, caindo depois perto do Havai, no Oceano Pacífico.

No Twitter, o chefe da SpaceX deu os parabéns à equipa por mais um “excitante teste de lançamento da Starship“. “Aprendi muito para o próximo teste de lançamento daqui a poucos meses”, afirmou.

O mesmo jornal norte-americano lembrou que, apesar de a empresa de Musk continuar a ser a principal na área da exploração espacial, os problemas desta quinta-feira levantam questões sobre a capacidade de a SpaceX conseguir ter o foguetão pronto a tempo de ser usado pela NASA na missão Artemis III, que voltará a transportar humanos para a Lua.

O teste da Starship estava originalmente marcado para segunda-feira, mas teve de ser adiado devido a problemas técnicos.

Objetivo Marte. SpaceX de Elon Musk adia primeiro teste em órbita do sistema de foguetão Starship