É o cumprir de uma promessa. Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio, Justin Bieber, Bill Gates e Lady Gaga são alguns dos nomes que perderam o selo azul depois de o Twitter o retirar àqueles que se recusaram a pagar. Mas existem três exceções.

Foi o próprio Elon Musk, dono da rede social, que disse que está a pagar para que as contas de três figuras públicas mantenham o selo azul: o jogador de basquetebol LeBron James, o escritor Stephen King e o ator William Shatner. As razões por detrás da escolha do trio ainda não foram reveladas.

No final de março, LeBron James, que tem mais de 52 milhões de seguidores no Twitter, afirmou que iria ficar sem o selo azul, uma vez que não estava disposto a pagar por ele. Contudo, esta quinta-feira o The Verge escreveu que um funcionário da rede social enviou um email ao basquetebolista norte-americano para lhe oferecer uma “subscrição complementar gratuita” do serviço pago Twitter Blue em “nome de Elon Musk”. Ao mesmo site, um representante de LeBron James confirmou que o jogador não está a pagar pela verificação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por sua vez, o Stephen King mostrou-se surpreendido pelo facto de a sua conta dizer que assinou o serviço Twitter Blue e deixou uma garantia: “Não o fiz”. “A minha conta do Twitter diz que dei um número de telemóvel. Não o fiz”, acrescentou. O tweet do escritor mereceu uma resposta de Elon Musk, que escreveu somente “não tens de agradecer, namaste“.

O selo azul era uma marca distintiva que servia para verificar a identidade do utilizador e que só estava disponível para certas personalidades que a obtinham mediante determinados critérios, entre eles a notoriedade. Agora, serve para sinalizar os utilizadores que estão dispostos a pagar oito dólares por mês para ter essa distinção e acesso a vantagens do Twitter Blue, entre elas mais visibilidade e menos anúncios. Esse serviço pago do Twitter chegou a Portugal em fevereiro, com um custo de 8 euros/mês (na versão web) e 11 euros/mês (para Android e iOs).

Twitter cumpre promessa e retira “selo azul”, antiga marca de notoriedade e autenticidade