O Twitter Blue, serviço premium da rede social que Elon Musk comprou em outubro, já está disponível em Portugal. De acordo com o site da empresa, a subscrição tem um custo de oito euros por mês ou 84 euros por ano por subscrições na internet e um custo de 11 euros mensais para quem utiliza a aplicação em iOS e Android.

Até ao momento, o Twitter Blue estava apenas disponível nos EUA, no Canadá, na Austrália, na Nova Zelândia, no Japão e no Reino Unido. Agora, além de Portugal, encontra-se também disponível na Arábia Saudita, em França, na Alemanha, em Itália e em Espanha. O Tech Crunch refere que a expansão do serviço pago representa uma oportunidade para a rede social diversificar as fontes de receita, que até ao momento advêm, em grande medida, dos anunciantes.

Os subscritores do Twitter Blue têm acesso ao selo azul, que atesta a autenticidade das contas, mas também têm a possibilidade de fazer um “número limitado” de edições a tweets já publicados. Além disso, a versão paga permite fazer upload de vídeos de até uma hora, com um tamanho máximo de 2GB (GigaBytes). O Twitter afirma ainda que os utilizadores do serviço premium veem menos “50% de anúncios” publicitários no seu feed.

Neste momento, os utilizadores que acederem à versão web da plataforma de Musk já encontram a opção “Twitter Blue” — presente no lado esquerdo do ecrã, acima do “perfil”. Para quem utiliza a aplicação (em iOS ou Android), percebeu o Observador, a opção ainda não ficou disponível. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Twitter Blue já aparece na versão web, mas ainda não em Android e iOs

A opção “Twitter Blue” já está disponível na versão web do pássaro azul

Em novembro, após Elon Musk comprar o pássaro azul, foi feito o primeiro lançamento desta nova versão do Twitter Blue, que permite que qualquer pessoa tenha acesso a uma conta verificada. Porém, uns dias depois o serviço premium foi suspenso após alguns utilizadores se terem feito passar por outras pessoas.

Twitter terá suspendido serviço que permite pagar para ter uma conta verificada após tweets polémicos

Cerca de um mês depois, no início de dezembro, foi anunciado o relançamento do Twitter Blue, com o custo de oito dólares/mês por subscrições na internet e 11 dólares em iOS. Nesta altura, a empresa ainda não permitia que os utilizadores de Android obtivessem uma assinatura — funcionalidade que, segundo o Tech Crunch, só ficou disponível para essas pessoas em janeiro deste ano.

Twitter relança serviço pago que causou polémica. E lança a um preço mais alto na loja da Apple