A ministra da Ciência e Tecnologia brasileira confirmou esta sexta-feira, em Lisboa, que um dos objetivos do Governo é “abrir mercado” para a Embraer, agregando valor para esta empresa privada, mas que continua a ser “muito estratégica” para o Brasil.

“Haverá muitos acordos diretos de empresa para empresa e de Estado para empresa, no caso da Embraer (…) e na agenda do Presidente Lula [da Silva]”, afirmou Luciana Santos, admitindo exportação para países europeus de aeronaves da empresa.

Isto, além de uma cimeira que “é retomada” e de esta ser a primeira visita do Presidente Lula da Silva à Europa, salientou.

Açores: José Manuel Bolieiro destaca “melhor receita de sempre” da SATA e sublinha bom exemplo da administração pública regional

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ministra especificou que a Embraer é uma empresa privada, que tem uma parceria com o Finep (fundo de financiamento), e também com o Ministério da Defesa, mas “é uma parceria de iniciativa privada”.

Porém, continua a “ser muito estratégica porque é um património brasileiro” que possibilitou ao Brasil “ser o terceiro produtor de aviões, de defesa e comercial, do mundo”. E “é uma indústria de ponta”, reforçou.

“O objetivo é agregar cada vez mais valor a essa empresa de inteligência brasileira e a gente poder abrir o mercado dessa potência que nós temos, para fazer acordos de interesse nacional”, sublinhou.

Quanto ao acordo aeroespacial que irá ser assinado entre os dois países, referiu que este “não tem um objeto concreto”. “É uma cooperação que visa trocar experiências num domínio em que nós temos experiência, que evolve construção de satélites, plataformas multiusos”, apontou.

Por isso, “será muito abrangente”, até por permitir desenvolver tecnologias.

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, está em Lisboa para uma visita oficial a Portugal, com uma agenda intensa, que inclui uma cimeira luso-brasileira, com assuntos da comunidade imigrante em debate, mas também com um negócio aeronáutico no horizonte.

Voos em jatos privados começam a pagar taxa de carbono a partir de julho

Segundo declarações de uma fonte do executivo brasileiro à Lusa, a possibilidade de exportação do avião KC-390, que já é produzido pela Embraer em Portugal, para outros países da União Europeia vai ser um dos assuntos em discussão entre os dois governos, durante a vista oficial do Presidente brasileiro.