O presidente do Governo dos Açores destacou a “competência” da administração e o “sucesso” e “independência” da governação perante os resultados da SATA, garantindo que a transportadora está “num caminho” para resultados “positivos”, deixando o “mau legado”.

José Manuel Bolieiro comentava, após uma visita à empresa Atlânticoline, no Faial, os resultados operacionais de 2022 da Azores Airlines e a Air Açores, companhias aéreas do grupo SATA.

Segundo os dados revelados pela empresa, as duas companhias aéreas tiveram em 2022 resultados líquidos negativos de 32,4 e 2,5 milhões de euros, respectivamente, mas o grupo esclarece que 2022 foi “o melhor ano de receitas de sempre” tanto para a Azores Airlines (211,1 milhões de euros) como para a SATA Air Açores (92,2 milhões de euros).

O chefe do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) assinalou que foi garantida “a melhor receita de sempre” e foi-se “controlando a despesa”, uma parte da qual “tem a ver com o mau legado recebido do passado”, criticando “quem se inquieta com o sucesso” da atual governação regional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É a confirmação de que esta governação tem sucessos”, vincou o presidente do Governo Regional dos Açores, em declarações aos jornalistas na Horta.

Nova presidente da SATA diz que a empresa está em “recuperação significativa”

Bolieiro reiterou que parece que “os sucessos desta governação incomodam outros que deixaram um legado difícil”.

“Mas, nós estamos, sobretudo, reconhecidos e gratos, felicitando os trabalhadores todos das empresas que na área da mobilidade e desde logo estas com capital social integralmente públicos tenham capacidade com boa gestão, exercício profissional, garantir sustentabilidade do negócio e resultados líquidos positivos nuns casos e noutros, tendo em conta o percurso e o legado tão difícil, como é o caso da SATA, bom resultado no sentido operacional”.

O presidente do Governo dos Açores disse que “uma parte do que diz respeito aos resultados líquidos de todas as empresas do setor da mobilidade é para depois amortizar o legado antigo”, no sentido de “libertar” as empresas da dívida.

“É isto que também estamos a fazer. E, nesta medida, a SATA está num caminho de gestão competente, diligente e de apresentação de bons resultados operacionais e há de chegar o tempo também, com este percurso, de passar a ter resultados líquidos positivos”, afirmou.

O presidente do Governo Regional comentou ainda o resultado positivo de 1.090.813 euros obtido no ano passado pela empresa pública açoriana de transportes marítimos, a Atlânticoline, considerando ser revelador de “competência”, “responsabilidade” e da “politica estratégica”.

“Quero deixar a todos os seus trabalhadores na área administrativa, da área dos marinheiros, mecânicos, mas também à própria administração uma palavra de reconhecimento”, acrescentou.

José Manuel Bolieiro sublinhou ainda que o Governo Regional de coligação “é cumpridor com o seu setor empresarial”, o que “liberta a administração de um peso de incumprimentos” por parte da tutela ou do acionista.

“Não há interferência política por parte do Governo”, sublinhou ainda.

Governo dos Açores admite privatizar até 85% da SATA Azores Airlines

Bolieiro revelou ainda que vai indigitar Francisco Bettencourt para ser o futuro presidente do conselho de administração da Atlânticoline. “Queremos ser um bom exemplo e um caso de estudo na administração pública das nossas empresas do setor público regional”, vincou.