Muita coisa mudou para melhor desde 1998, e também neste livro: desde logo — e que flagrante evidência! — o grafismo de Rui Silva é bastante mais profissional do que o de Luís Carrôlo na edição legitimada pelo Centro Português de Design. Hoje, para lermos melhor este livro, também beneficiamos de outro — e será essencial considerá-lo —, saído três anos depois pela Fundação Calouste Gulbenkian (Daciano da Costa Designer, 2001, 319 pp.), síntese crítica, relance biográfico e roteiro visual das prestações em grandes obras de arquitetura pública ou privada, mobiliário e outros equipamentos, claramente reconhecíveis como marca sua. O livro de 1998 tinha no fim — e a pobre preto e branco — umas meras 30 páginas de imagens de trabalhos de design gráfico, de interiores e expositivo, além de design urbano e industrial, que o de 2001 ampliou e melhorou exponencialmente.

Design e Mal-Estar — tomado a Miguel Tamen enquanto jovem scholar, autor de Hermenêutica e Mal-Estar (1987) — é, na verdade, o título de um artigo de 1992, quando estas coisas, em particular o ensino e a bibliografia portuguesa, viviam ainda sob diagnóstico clínico reservado, depois do tónus eletricizante dado aos profissionais deste ofício nos anos 1950 até os primeiros 1970, e do declínio industrial que a revolução de 1974 impus aplicadamente, levando ao colapso rápido ou à lenta agonia de fábricas e lojas do sector, como Metalúrgica da Longra, em Felgueiras, encerrada em 1995, e Móveis Olaio, de Lisboa, finada em 1998. Isto somado às perplexidades dum país a entrar na CEE e ao periclitante reconhecimento do design como disciplina de ensino — ao invés dos cursos de história da arte, criados pela Universidade Nova desde a sua fundação em 1974-75 — faz entender melhor a especial atualidade, em 1998, desse mal-estar titular.

Já não vivemos esse transe e, por isso, da mesma maneira que João Paulo Martins e Jorge Spencer optaram por reconfigurar um pouco o elenco dos textos agora publicados, acrescentando-lhes inéditos, na minha opinião não teriam procedido mal se também tivessem ajustado o título do livro, optando por “Design e Mudança”, “Fazer Design” ou “Arquiteto-Designer” (títulos de outros escritos antologiados, assim respeitando o critério do próprio autor) ou, mais livremente, algo como “Design em Contexto”, seguindo opção de Daciano da Costa de ordenar os textos em sequência cronológica, “que poderá ajudar à interpretação do que é mais importante: a evolução do próprio contexto social e cultural de um período de três décadas” (p. 19; itálico meu).


Título: “Design e Mal-Estar”
Autor: Daciano da Costa
Prefácio: Leonor Ferrão
Editora: Orfeu Negro
Páginas: 204

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Por outro lado, dada a natureza tão heterogénea dos escritos e dos públicos a que se destinaram — e isso faz toda a diferença, no tom aqui ou ali adotado por Daciano — teria sido bastante melhor se a referência à procedência e data de cada um deles constasse abaixo do título e não no fim, guiando a leitura e enquadrando-a. Isso fica muito claro logo nas primeiras quatro linhas do primeiro texto desta antologia, onde se lê: “Pertencemos a uma área cultural periférica, temos uma economia nas orlas do desenvolvimento, uma tecnologia incipiente e assimétrica, e finalmente estamos a reformar as nossas estruturas sociais”. Não me parece irrelevante que se saiba logo que esse retrato inteiro e limpo do país é datado de outubro de 1978, ou de qualquer outra data que o nosso pessimismo ou a nossa benevolência de imediato lhe quisessem atribuir. Depois, uma coisa é uma palestra dirigida a empresários de Águeda sob o título demasiado genérico de “Memória, identidade e design” (1982; pp. 81-85), e outra coisa completamente diferente é a entrevista concebida a uma revista de estudantes de arquitetura (1984; pp. 35-45), exibindo disponibilidade de quem postulava que “só se aprende profundamente ensinando” (p. 45). Artigos há escritos para revistas portuguesas de design de interiores já extintas ou suplementos económicos de jornais, para uma revista de Barcelona ou para seminários do Centro Português de Design. Este sortido de intervenções está, porém, muito concentrado nos anos 1990 (uma vintena, contra três da década anterior e um da precedente, a que se somam agora três, de 2003-4, dois dos quais relativos aos doutoramentos honoris causa, em Aveiro e Lisboa).

Importa também saber que Design e Mal-Estar enfeixa apenas uma parte dos dispersos do seu autor, que ocupam ainda uma centena de páginas de Daciano da Costa Professor (Lisboa: FAUL, 2013, pp. 127-230). Esses textos mereceriam e merecem bem mais do que uma mera nota bibliográfica (p. 17), inclusive no contexto desta reedição (comentário específico e um remissivo em forma de “Bibliografia adicional” ou coisa do género). É bem o caso de “Os novos começos e a pedra na funda”, de julho de 2000 (pp. 227-28), de “Aldo Rossi e o design de arquitectura”, de 1997 (pp. 183-85), e de “Alvar Alto”, de 1998 (Almada: Casa da Cerca, pp. 69-71), a que ainda se juntariam outros, por exemplo o depoimento de Daciano da Costa sobre Fernando Seixas na revista Arquitectura, n.º 129, de abril de 1974 — registo iniludível de uma das mais produtivas relações da indústria com o design, iniciada em 1961 e que duraria mais de 30 anos, como algures sublinhou João Paulo Martins. Aliás, convém notar que a própria recolha de Daciano da Costa Professor foi buscar a este Design e Mal-Estar o texto “A integração do designer no mundo empresarial” (1990), e não a versão integral incluída em Design em Aberto (1993).

Esta reedição também não devia ter dispensado, como documento orgânico que é, a primitiva “Apresentação” de José Pedro Martins Barata: “Estes textos — diz aí — pontuam um percurso, mas não o balizam; registam posições e momentos, mas não se entendem como doutrina ‘normal’; contêm interrogações e inquietações, mas estas não são provocações gratuitas. A lição a extrair é a do sentido que tem tido o percurso profissional e o ensino de Daciano — talvez mais ainda o ensino informal no quotidiano da obra, da fábrica e do atelier do que o ensino escolar! […] [esta publicação] permite que através dela transpareça o essencial daquele ensino [de mestre a discípulo]: a exigência de rigor, e rigor a começar por cada um de nós; o despreendimento da busca do êxito fácil; o hábito do questionamento e da insatisfação; o trabalho obstinado e suado, permanente. E, além do mais, também uma saudável ironia e humor, mordaz quando é preciso… De Daciano Monteiro da Costa não seria de esperar outra coisa, como o sabem os amigos e colaboradores.”

Tais rearranjos não ofenderiam “a poda severa dos textos disponíveis” a que o autor alude na “Advertência” (p. 19), nem mesmo o livro original enquanto objeto, que não obteve a clara repercussão pública que o tornasse inviolável ou estanque (“Desconhecem-se ecos significativos desses escritos, excluindo os leitores que já estavam convencidos da necessidade de design em todos os aspetos do quotidiano, no tecido produtivo nacional, ou conscientes das “enfermidades” da nossa economia”, admite Leonor Ferrão na p. 11). Além disso, convém ter em mente que uma visão panorâmica sobre qualquer legado é sempre um benefício para a sua receção crítica presente e futura, sobretudo se propositadamente construída para atender a todas as abordagens e avaliações — aliás, mutáveis ao longo do tempo e variáveis segundo a incisão dos leitores — e que a bibliografia sobre design feito por portugueses carece de recolhas extensas, orgânicas, diacrónicas ou temáticas da obra daqueles seus protagonistas — e estão bem longe de serem muitos — que pensam, escrevem ou conversam sobre o ofício, a sociedade e a vida em geral.

Dito isto, é de saudar vivamente esta edição, agora que — e quase em simultâneo — cadeiras de Daciano passaram a integrar a exposição permanente do Vitra Design Museum, e réplicas de obras suas estão a ser vendidas pela Vitra, pela Fundação Gulbenkian e pelas lojas Kinda. O entendimento atual do seu protagonismo na história do design em Portugal não pode dispensar a consideração dos seus escritos, pese embora o facto de por vezes a linguagem usada ser demasiado cifrada ou elíptica, quase corporativa — e por mais que o termo o afligisse — em assuntos que mereceriam outras palavras. Que são, afinal e em concreto, “necessidades reais de uso e fruição” (p. 115), “os interesses e as aspirações do consumidor final” (p. 78), a “evidência duma componente discreta da identidade dos produtos” (p. 85), “acção didáctica, constante e responsável” (p. 90), ou, mesmo, as “aspirações justas [das pessoas] implicadas na vivência quotidiana dos espaços” (p. 133)? E quem ousaria “descascar”, numa penada, frases como “O problema está, também, antes de tudo, na atitude compreensiva, cultural, face ao produto directo e ao utente anónimo, atitude que é a da responsabilidade intelectual do designer” (p. 144)?

Por isso, o Daciano da Costa que prefiro é aquele que, sem apelo nem agravo, diz ter “sérias dúvidas acerca da validade dos vanguardismos e muito mais dúvidas acerca da validade dos revivalismos” (1984; p. 39), que a cultura “pode estar, estará certamente, numa colher de pau!” (1989; p. 65), ou até que “quem me dera a mim desenhar uma vassoura…” (1992; p. 98). Por vezes, e ainda bem, o seu humor mordaz morde mesmo: “No circo desta sociedade sem rosto, concorrencial e precipitada, haverá um lugar para o palhaço rico e outro para o palhaço pobre. — E não consta que o cachet seja diferente” (p. 79); “A comédia A Importância de se Chamar Design poderá não acabar tão bem quanto a de Oscar Wilde e do seu Ernesto” (p. 88); “Há uma apropriação da palavra designer por profissões de indiscutível valor e muito honradas [dá como exemplo os ourives e os costureiros], mas que não são atividades projetuais. Não me espanta que, um dia destes, apareça um sujeito qualquer a proclamar-se ‘designer de pintura'” (p. 109). Numa reação ao pós-modernismo em voga, pediu então: “Por favor, não se comece já pelos feitios em feijoca de tampos, pés flamejantes e acabamentos  tipo penico vidrado” (1995; p. 135)…

Pelo livro sublinham-se frases que de todo perderam atualidade — por exemplo, “Hoje o design aparece como argumento de venda, a sua função foi completamente desvirtuada” (1992; p. 103) —, e há uma preocupação sincera e lúcida com o ambiente das fábricas, a memória cultural das empresas, e a capacidade de futuros designers ouvirem e aprenderem com os artesãos, e com o ensino académico em geral, a que Daciano da Costa então se dedicava cada vez mais. Porém, dois escritos — inesquecíveis — escapam a essa constante auto-responsabilização ética e cívica, e dão-nos um outro retrato do homem: “Vespa, o meu objeto do século” — “um novo modo de correr de mãos dadas”, diz, “e, como indumentária, uma cordial pantufa!» (pp. 137, 138) —, que parte da evocação duma ida a Roma em 1952; e um perfil de António Sena da Silva (1926-2001) publicado nos Cadernos de Design em 1995, “À espera do Sena, ‘esse homem inquietante e invisível?…'”. Conclui assim: “Que bom que é, para as pequenas gentes, ficarem-se pelo respeito embevecido (ou pelo despeito amordaçado?) por aquele príncipe estrangeirado que tomam por Dom Quixote. — Que bom que é para os que o amam (também ressentidos?), que, de coração nas mãos, sabem que está entre nós o Doutor Fausto, que é a consciência crítica de uma geração de esperança desesperada. — Vale a pena esperar pelo Sena!” (p. 161).

A memória dessa “geração de esperança desesperada” — e não só… — também se faz, seguramente, com este Design e Mal-Estar.