Todos os automóveis sofrem, mais cedo ou mais tarde, de avarias ou defeitos que obrigam a uma visita à oficina (recall), ainda que alguns destes problemas se possam resolver remotamente, através de uma actualização de software realizada over-the-air (OTA), se a questão não for meramente mecânica e se o construtor dominar esta tecnologia. Esta solução apresenta a vantagem de não obrigar a deslocações ao concessionário, não provocando perdas de tempo ou incómodos, pelo que, para o cliente, o recall praticamente não chegou a existir.

Ups! Tesla regressa a Nürburgring para novo record

Se todos os modelos de qualquer marca podem ter avarias, há construtores que parecem ter de realizar mais frequentemente recalls do que os seus concorrentes, o que tende a causar alguma desconfiança junto dos potenciais clientes em relação à fiabilidade e à qualidade de construção. A iSeeCars analisou todas as informações publicadas pela National Highway Traffic Safety (NHTSA) norte-americana entre 2014 e 2023, o organismo oficial que não só obriga os construtores a tornar públicos os recalls (ao contrário do que acontece na Europa), como mantém actualizado um site onde qualquer condutor pode verificar se o seu automóvel está a ser alvo de uma chamada à oficina.

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A listagem publicada pela iSeeCars é curiosa, merecendo que se dedique algum tempo a analisá-la, seja para ver como se comporta o modelo que conduzimos, seja para ver qual o melhor entre dois rivais. E todos nos recordamos das “batalhas” entre Porsche e Tesla no circuito de Nürburgring, tentando provar quem era mais rápido no selectivo traçado alemão, o que sorriu ao Tesla Model S Plaid de série, quando comparado com o Porsche Taycan Turbo S igualmente com as especificações com que é vendido aos clientes. Isto quando o Plaid já tinha chamado a si os melhores valores no que respeitava à potência, aceleração, velocidade máxima e autonomia.

De acordo com as listagens da NHTSA, coligidas pela iSeeCars, o Tesla Model Y é o veículo que foi alvo do maior número de chamadas à oficina, nada menos do que 62,4 de média, com a Porsche a fazer jogo igual com o Panamera, que foi alvo de 61,8 chamadas ao concessionário para resolver avarias. Se considerarmos os 15 modelos com mais recalls, Tesla e Porsche têm ambos quatro modelos representados, o construtor americano com os Model Y, 3, X e S, enquanto o fabricante alemão tem entre os piores lugares do ranking o Panamera, o Macan, o Cayenne e o 911, sendo contudo de realçar que um veículo produzido ao ritmo de 1 milhão por ano tem maiores probabilidades de vir a sofrer avarias devido a problemas de montagem ou a defeitos de materiais, do que um outro, fabricado a um ritmo 10 ou 20 vezes inferior.

Mas a iSeeCars elaborou uma segunda listagem, desta vez retirando as chamadas à oficina que nunca aconteceram, uma vez que o construtor conseguiu resolver o problema com uma actualização OTA. E é nesta listagem que a Porsche ultrapassa claramente a Tesla, mas em visitas à oficina, continuando a registar 61,6 recalls para o Panamera, seguido de um Lincoln, dois VW e outros tantos Ram. O Model Y surge apenas em 7.º, com 19,3 recalls, e o Model 3 em 11.º, com 15,2, ficando entre os dois veículos eléctricos o Porsche Macan (16,5) e o Cayenne (16,5), com o 911 a surgir na 13.ª posição com 13,2 recalls estimados num período de 30 anos. Os Model S e X desaparecem do ranking graças à sua capacidade de resolver problemas com actualizações OTA, o que reduziu consideravelmente o número de visitas à oficina. Já os Porsche Taycan não aparecem na listagem provavelmente devido ao reduzido volume de vendas nos EUA, que caíram 21% no primeiro trimestre de 2023, depois de em 2022 ter vendido somente 7271 unidades, 23% menos do que em 2021. Isto porque se sabe, através da imprensa norte-americana, que os Taycan de 2020, 2021, 2022 e 2023 foram alvo de recalls, seja por problemas de software, de suspensões ou de avarias no selector da transmissão, do painel de LED ou do cinto de segurança.

Além desta batalha entre Tesla e Porsche, há outras conclusões a retirar do número de recalls de que são alvo os veículos comercializados nos EUA. Entre os que também são vendidos na Europa, e especificamente em Portugal, o destaque vai para o reduzido número de problemas registado pelos Mini Convertible (0,2 casos estimados em 30 anos), o Lexus NX300h (0,3), Mercedes CLA (0,5), Lexus RX 450h (0,5), Nissan 370Z (0,5), Hyundai Elantra GT (0,6), Mercedes GLA (0,6), Mercedes GLC (0,7), e Lexus IS 300 (0,7), para referir apenas os 10 melhores do ranking.