A menos de 24 horas para a coroação, são já centenas as tendas instaladas na avenida que desemboca no Palácio de Buckingham — e, na véspera, o Rei até surpreende e cumprimenta as multidões que ali se reúnem para celebrá-lo. Será precisamente daqui que este sábado Carlos III e Camila, a Rainha Consorte, partem rumo à coroação, na Abadia de Westminster. Há 70 anos, era Isabel II que percorria esse caminho.

Para assistir ao momento, Chefes de Estado (incluindo Marcelo Rebelo de Sousa, que já terá aterrado na capital britânica), representantes dos governos britânicos e estrangeiros e membros das casas reais de todo o mundo rumam a Londres para celebrar o novo Rei — da extensa lista de convidados confirmados, fazem parte, por exemplo, o Presidente francês, Emmanuel Macron, a primeira dama norte-americana, Jill Biden, em representação do marido, Lula da Silva, Chefe de Estado brasileiro, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Carlos III recebe “banho de multidão” em Londres na véspera da coroação

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E não é ao acaso que se fala na pontualidade britânica. O calendário das festas está fechado, é bem detalhado, tem hora para tudo — e arranca esta sexta-feira com uma receção aos convidados no Palácio de Buckingham, que reúne políticos e monarcas britânicos com representantes de outros países.

É, no entanto, no sábado que tomam lugar os momentos mais importantes. Da chegada dos convidados (e consequente exercício de análise de estilo), aos cortejos, saudações ou a clássica exibição aérea que leva os monarcas a saudar a população na varanda do Palácio de Buckingham, conheça os horários e saiba tudo o que vai acontecer, hora a hora, no dia da Coroação.

Oiça aqui a História do Dia sobre a coroação: “Poderá Carlos III mudar a monarquia britânica?“. 

7h15
Os convidado começam a chegar aos pontos de segurança em torno da Abadia de Westminster.

8h30
A cerca de duas horas da cerimónia da coroação, Chefes de Estado e e representantes de governos de todo o mundo, ministros e antigos governantes do Reino Unido e os membros de casas reais estrangeiras começam a chegar à Abadia.

10h20
O Rei Carlos III e Camila, Rainha Consorte, saem do Palácio de Buckingham para o cortejo até à Abadia de Westminster.

11h
O Rei Carlos e Rainha Camila chegam à Abadia de Westminster e arranca a cerimónia da coroação.

12h
A coroa de Santo Eduardo é colocada na cabeça do Rei Carlos III pelo arcebispo da Cantuária. O Rei foi coroado.

13h
Termina a cerimónia e começa o cortejo que leva Carlos III e Camila de regresso ao Palácio de Buckingham.

13h45
O Rei Carlos III e Camila, Rainha Consorte, recebem uma saudação militar nos jardins do Palácio de Buckingham.

14h15
Carlos III, Camila e outros membros da família real — ainda não se sabem quais, ao certo — surgem na varanda do Palácio de Buckingham, acenam ao público e assistem a uma exibição militar aérea.

A 7 de maio, as celebrações prosseguem com o Grande Almoço de domingo — em que uma das estrelas será a famosa quiche da coroação.