Cerca de três meses depois de ter anunciado que, em Abril de 2024, iria pôr fim à produção do seu icónico W12 – uma pérola de engenharia de que foram produzidas mais de 100.000 unidades desde 2003 –, a Bentley faz as delícias dos amantes dos motores de combustão interna “nobres” ao anunciar que irá produzir uma série limitada a 120 unidades com esta mecânica, disponível nos Bentayga, Flying Spur, Continental GT e Continental GTC.
A chamada Speed Edition 12 vai partir das versões Speed destes quatro modelos, o que significa até 659 cv de potência às 5000-6000 rpm e um pico de binário de 900 Nm às 1500 rpm, que se mantém constante até às 5000 rpm.
Estes argumentos são complementados por um conjunto de detalhes que visam incrementar a atracção desta série especial junto de coleccionadores. Daí que, entre os pormenores distintivos, se encontrem o emblema e o bordado “Edition 12”, bem como a placa numerada na protecção do motor. Exteriormente, as diferenças incluem ainda o equipamento de iluminação com especificação Blackline, jantes de liga leve de 22″ pintadas de preto, pinças de travão prateadas e, opcionalmente, uma nova cor para a carroçaria. Trata-se de um cinzento-esverdeado claro que, consoante a incidência da luz, exibe um efeito acobreado.
Por dentro, e porque o conforto é um luxo, a atenção dos artesãos da Bentley vai concentrar-se sobretudo nos bancos que, além de inscreverem a bordado o nome desta série limitada, exibem costuras contrastantes com degradé de cores e frisos prateados Mulliner. Mas o que mais poderá agradar ao “pendura”, porque está mesmo à sua frente, é potencialmente o painel com a sequência de ignição do motor gravada ao lado de um badge “Speed Edition 12”. E, talvez para refrescar a memória dos mais esquecidos, a saídas de ventilação também aludem ao W12 que, recorde-se, demora 6,5 horas a ser montado à mão. Para lembrar este feito, cada comprador de um Speed Edition 12 leva também para casa uma miniatura do W12 à escala de 15%, como pode ver abaixo.