Apesar de ter sido dos primeiros fabricantes de automóveis a produzir modelos híbridos e possuir uma forte imagem de construtor muito à-vontade com novas tecnologias, a Honda figura entre os últimos a apostar decididamente em modelos 100% eléctricos. Depois da experiência com o Honda e, o citadino eléctrico com 3,895 m de comprimento que introduziu em 2020, a marca japonesa apresenta agora o e:Ny1, um SUV maior, com mais espaço e mais autonomia.

Com 4,39 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,56 metros de altura, o e:Ny1 é uma espécie de HR-V 100% eléctrico, ainda que a Honda afirme que nada tem em comum com o SUV com mecânica híbrida que está à venda entre nós, além das semelhanças em termos de dimensões. O novo e:Ny1 assume uma denominação estranha, mas tudo tem uma explicação: o “e” identifica o modelo como eléctrico ou electrificado, o “Ny” é sinónimo de New you e o “1” significa que este é o primeiro modelo desta nova série.

Já guiámos. O bom e o menos bom do novo Honda e

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Comparado com o Honda e, o novo e:Ny1 é 49,5 cm mais comprido, o que o coloca no limite superior dos SUV do segmento B, sendo mesmo maior do que o actual líder nas vendas neste formato, o Peugeot e-2008 (4,304 m). Curiosamente, a distância entre eixos do e:Ny1 é exactamente a mesma do HR-V (2,61 m) e não figura entre as maiores de veículos concebidos para serem eléctricos e recorram a plaformas específicas (no caso da Honda, a e:N Architecture F). Talvez isso explique o facto de a bagageira oferecer apenas 346 litros, maior do que os 335 litros do HR-V, mas abaixo dos 434 litros do Peugeot e-2008.

Para se mover, o Honda e conta com um motor com 136 cv ou 154 cv, consoante a versão, e uma bateria com uma capacidade de 35,5 kWh que assegura uma autonomia muito “curta”, de apenas 222 km, e que pode descer para 210 com pneus maiores na versão Advance. Já o Honda e:Ny1 instala um motor com 204 cv e uma bateria com 68,8 kWh de capacidade bruta, que descem para 61,9 kWh úteis, que é possível recarregar com uma potência relativamente reduzida, de somente 78 kW em corrente contínua (e 11 kW em corrente alternada). A marca anuncia para o e:Ny1 uma autonomia de 412 km em WLTP, o que representa um salto considerável face ao Honda e.

O novo e:Ny1 ainda não tem preços anunciados pela Honda para o mercado europeu, mas a imprensa britânica já foi informada que os valores de comercialização arrancarão nas 30 mil libras, aproximadamente 34.500€. A ser este o preço para o segundo eléctrico do construtor nipónico, o e:Ny1 será mais barato do que o HR-V (36.250€) em Portugal e, sobretudo, substancialmente mais em conta do que o Honda e (43.000€ na versão mais equipada, a Advance).