A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, vai deixar a comissão parlamentar de inquérito à TAP. Foi a própria deputada que revelou a sua saída na segunda audição desta terça-feira, a Luís Cabaço Martins, ex-presidente da comissão de vencimentos da TAP.
No final da primeira ronda de perguntas, Mariana Mortágua afirmou que não iria participar na terceira ronda (a segunda foi suprimida) nem em mais nenhuma. “Não vou à terceira ronda nem a mais nenhuma, serei substituída por Pedro Filipe Soares”, que é o suplente do Bloco de Esquerda na comissão, adiantou.
Mariana Mortágua é candidata à liderança do Bloco de Esquerda e a renúncia ao cargo de efetiva na comissão de inquérito na TAP já era esperada. A deputada só fez as primeiras audições desta semana porque Pedro Filipe Soares esteve ausente esta terça-feira numa deslocação com o presidente da Assembleia da República.
Ventura entra na comissão como suplente na semana quente da Galamba e ex-adjunto
Também esta terça-feira o Expresso e a Renascença avançaram, uma informação entretanto confirmada pelo Observador, que André Ventura vai passar a fazer parte da comissão de inquérito, como suplente, e até ao fim dos trabalhos.
O líder do Chega vai substituir, na comissão, o deputado Pedro Pessanha que renunciou ao cargo de suplente de Filipe Melo. Ventura estará, segundo os mesmo meios, já nas audições desta quarta-feira. Ao que o Observador apurou será muito provavelmente André Ventura a fazer a audição ao Frederico Pinheiro, ex-adjunto de João Galamba, que é ouvido antes da sua chefe de gabinete, Eugénia Cabaço também esta quarta-feira. Na quinta-feira será ouvido João Galamba.
Questionado sobre esta substituição pelo Observador, Filipe Melo explicou que continua a ser o deputado efetivo do partido na comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP e que André Ventura o irá substituir, mas apenas quando não puder participar. Questionado sobre se Ventura irá já fazer já as audições mais quentes desta semana, Filipe Melo admite que poderá fazer pelo menos uma.
André Ventura passa, assim, a ser o deputado suplente de Filipe Melo, para o resto dos trabalhos da comissão, o que lhe permitirá participação em inquirições em que Filipe Melo não esteja presente.
(notícia atualizada com a indicação de que Ventura poderá fazer a inquirição a Frederico Pinheiro)