Todo o catálogo das músicas da banda britânica Queen pode vir a ser vendido por mais de mil milhões de dólares (932 milhões de euros, aproximadamente, ao câmbio atual). A concretizar-se, esta será a maior venda de sempre de um catálogo musical.

Segundo a CNN, as negociações estão “bem encaminhadas” e a venda “deverá ser fechada dentro de um mês”. O negócio está a ser feito entre a Disney Music Group, que atualmente tem direitos sobre a música dos Queen nos EUA, e o Universal Music Group.

Queen lançam música inédita com Freddie Mercury, que esteve “perdida” durante 34 anos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma vez descontado o valor dos direitos detidos pela Disney, o encaixe obtido com a venda à Universal será distribuído em partes iguais pelos herdeiros de Freddie Mercury e pelos três membros dos Queen ainda vivos: Brian May, Roger Taylor e John Deacon.

O valor em causa deve-se em parte ao ressurgimento da popularidade da banda que, em 2018, voltou aos topos das tabelas graças ao filme “Bohemian Rhapsody”, que conta a história dos Queen, com foco no vocalista, Freddie Mercury.

“Bohemian Rhapsody”: os Queen e Freddie Mercury em versão oficial, expurgada e fantasiosa

A concretizar-se, a venda irá ultrapassar o recorde de Bruce Springsteen que, em 2021, vendeu o seu catálogo à Sony Music por 500 milhões de dólares (465 milhões de euros). Também Sting, Bob Dylan e Justin Bieber concluíram recentemente a venda dos seus respetivos catálogos musicais.