No dia 2 de junho, estreamos o primeiro episódio com Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa. Serão um total de doze episódios que se traduzem numa viagem pelos bairros que mudaram Lisboa e que trouxeram um novo rosto à capital.

Carlos Moedas conversa com Paulo Ferreira

Para além do autarca de Lisboa, o projeto contará ainda com a voz de muitas outras pessoas ligadas ao PER, desde arquitetos a moradores, a Vereadora da Habitação Filipa Roseta, João Soares, fechando o podcast com o presidente do Conselho de Administração da Gebalis, Fernando Angleu Teixeira. Todos terão oportunidade de partilhar a sua experiência no terreno, que será escutada nesta hora H, de Habitação.

Num momento em que o acesso a casas, a preços acessíveis, é um problema na sociedade portuguesa, tem ainda mais relevância debater aquele que é considerado o maior programa de promoção da habitação pública em Portugal, desde o 25 de abril. Com o objetivo de erradicar os “bairros de lata” nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, o PER foi criado na década de 1990, no Governo de Aníbal Cavaco Silva, quando milhares de famílias viviam nas denominadas “barracas”, em condições muito precárias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Soares é o convidado do segundo episódio de “Bairros com História”

A partir do final da década de 1970, a construção clandestina aumentou em Portugal, não só devido à crise financeira, mas também com a chegada de milhares de imigrantes vindos das ex-colónias portuguesas. Em 1993, foi criado este programa através do Decreto-Lei nº163, de 7 de maio, quando a problemática da habitação social atingiu um impacto mediático considerável.

Um ano depois era assinado o Acordo Geral de Adesão ao PER entre o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE), o Instituto Nacional de Habitação (INH) e o Município de Lisboa, era então presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Jorge Sampaio. Começava uma das maiores transformações habitacionais da capital e, acima de tudo, a conciliação de Lisboa com as populações mais desfavorecidas, numa batalha que nem sempre foi fácil de travar, mas que resultou no realojamento de milhares de pessoas.

Prof. Elisete Andrade (Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz) e Anabela Rebelo (Associação de Moradores do Bairro da Boavista)

Nestes 30 anos, o PER envolveu 28 municípios, foram demolidos 986 núcleos de barracas, construídas 34 754 habitações municipais, realojados 32 333 agregados familiares e 132 181 pessoas, segundo dados divulgados pela CML. Só na capital, de acordo com o Relatório Final da Execução do PER em Lisboa, foram construídas 9.136 casas e realojadas 13.596 famílias, distribuídas por 65 empreendimentos e 36 bairros disseminados pela cidade. Em 1995, é criada a GEBALIS, com a missão de acompanhar estas famílias e os bairros desde a sua construção até aos dias de hoje. Uma missão que engloba não só a conservação do património, mas que também se desenvolve com uma forte perspectiva de solidariedade, inclusão, e integração social das comunidades.