O romance vencedor da edição deste ano do International Booker Prize, Time Shelter, do búlgaro Georgi Gospodinov, vai ser publicado em Portugal no final de outubro, confirmou a editora Relógio d’Água ao Observador. A obra será traduzida diretamente do búlgaro.

Time Shelter é o mais recente livro de Gospodinov, o mais internacional e premiado dos escritores búlgaros. Foi originalmente publicado em búlgaro em 2020 e em inglês em 2022, com tradução de Angela Rodel, permitindo-lhe ser candidato em 2023 ao importante prémio de ficção traduzida promovido pela Booker Prize Foundation desde 2005. Foi a primeira obra escrita em búlgaro a vencer o International Booker. 

O romance conta a história de Gaustine, que decide abrir num prédio em Zurique uma “clínica do passado”, onde oferece um novo tratamento para a doença de Alzheimer. Cada andar do edifício “cor de pêssego” reproduz uma década, transportando os doentes no tempo e permitindo-lhes aceder ao que resta das suas memórias. À medida que a clínica se vai tornando conhecida, um número cada vez maior de pessoas saudáveis procura refúgio no edifício, tentando escapar assim aos horrores da vida moderna.

“Corajosa e submersiva”: revelada “shortlist” do International Booker Prize 2023

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de Time Shelter, a Relógio d’Água, que tem sido responsável pela publicação em Portugal da maioria dos vencedores do International Booker e do Booker Prize dos últimos anos, vai lançar The Physics of Sorrow, originalmente publicado na Bulgária em 2012. O autor foi galardoado com os prémios literários Jan Michalski e Angelus por esta obra. Por Time Shelter, recebeu ainda o Strega.

O vencedor do International Booker Prize foi anunciado a 23 de maio, numa cerimónia em Londres. A atribuição do prémio de 50 mil libras (cerca de 56 mil euros), valor que é repartido em partes iguais entre o autor e tradutor, a Time Shelter foi justificada pela forma “profunda” como o autor lida “com uma questão muito contemporânea: o que é que nos acontece quando as nossas memórias desaparecem?”.

“Giorgi Gospodinov consegue lidar maravilhosamente com os destinos individuais e coletivos e é este equilíbrio complexo entre o íntimo e o universal que nos convenceu e nos tocou”, declarou na altura a presidente do júri deste ano, a escritora Leïla Slimani.

No ano passado, o prémio foi atribuído a Tomb of Sand, da escritora indiana Geetanjali Shree, traduzido do hindi por Daisy Rockwell. Foi o primeiro livro escrito em hindi a vencer o International Booker.