O valor médio das novas pensões atribuídas aos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) em abril foi de 1.679,4 euros brutos, o mais elevado desde dezembro de 2013, segundo os dados da execução orçamental.

Em abril deste ano, a CGA registou a entrada de 1.484 novos reformados por velhice e outros motivos, havendo ainda 69 que se reformaram por motivo de invalidez.

Segundo a Síntese da Execução Orçamental de abril, esta quarta-feira divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o valor médio das novas pensões de reforma foram nesse mês de 1.679,4 euros, um valor que representa uma subida de 14% face ao mesmo mês do ano anterior, e o maior desde dezembro de 2013 — quando foi de 1.696,8 euros.

O valor médio das novas pensões de abril de 2023 e de dezembro de 2013 correspondem, de resto aos mais elevados desde que a Síntese da Execução Orçamental começou a publicar este indicador.

Desde o início do ano, a CGA registou a entrada na reforma por velhice de 5.419 funcionários públicos, sendo que em três destes quatro meses, o valor médio das novas pensões superou sempre a fasquia dos 1.600 euros brutos. A exceção foi fevereiro, em que aquele valor médio foi de 1.534,4 euros.

O valor médio das pensões atribuídas em cada mês depende de vários fatores, nomeadamente da remuneração dos funcionários públicos que entram na reforma ou da existência de penalizações por antecipação da aposentação antes da idade legal para o fazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR