Mike Pence, ex-vice-presidente norte-americano durante o mandato de Donald Trump, entregou esta segunda-feira os papéis necessários para formalizar a sua candidatura às eleições primárias do Partido Republicano, o primeiro passo para conseguir ser candidato às presidenciais de 2024.

O ex-vice-presidente dos EUA, de 63 anos, entra assim na corrida frente a Trump, que anunciou a sua candidatura em novembro do ano passado. A agência Reuters revelou, citando três fontes próximas do assunto, que Pence deverá lançar a sua campanha com um vídeo e um discurso no estado de Iowa já esta quarta-feira. O New York Times refere que este estado pode ser um dos pontos em destaque durante a sua campanha e onde espera haver recetividade ao conservadorismo que defendia antes da era Trump.

Donald Trump diz que será candidato a Presidente dos EUA mesmo se for condenado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pence esteve ao lado de Donald Trump durante a sua passagem na Casa Branca, mas começou a distanciar-se depois da derrota nas presidenciais de 2020. O primeiro passo foi quando, apesar da pressão do ex-Presidente, recusou invalidar os resultados das eleições que deram a vitória a Joe Biden.

Foi depois do ataque ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021, que acabou por voltar as costas a Trump. Na altura chegou a acusá-lo de o pôr em risco e à família, uma vez que estavam no edifício quando foi invadido pelos manifestantes.

Além de Pence e Trump, está também na corrida às eleições primárias do Partido Republicano o governador do estado norte-americano da Florida Ron DeSantis, que anunciou a sua candidatura através do Twitter Space durante uma conversa com o milionário Elon Musk. A lista de candidatos é extensa e inclui ainda o senador Tim Scott e o ex-governador do estado de Carolina do Sul Nikki Haley.

Contra o “vírus woke” e para “revitalizar” a América, Ron DeSantis oficializa candidatura no Twitter (com falhas à mistura)

É esperado que esta semana Chris Christie, ex-governador de Nova Jérsia, e Doug Burgum, governador de Dakota do Norte, também se juntem à corrida.

Atualizado às 18h15