Foi um anúncio com vários cortes e que demorou 20 minutos a arrancar. Na plataforma Twitter Spaces, numa conversa conduzida pelo dono da rede social Elon Musk, o governador do estado norte-americano da Florida Ron DeSantis anunciou oficialmente, esta quarta-feira à noite, que entrará na corrida das primárias republicanas, esperando ser o eleito do Partido Republicano nas eleições presidenciais de 2024. O slogan também já foi escolhido: “O grande regresso americano”.

“O declínio da América não é inevitável. Falta-lhe vigor. Há um caminho para revitalizar a América e para recuperar a sanidade”, afirmou Ron DeSantis, apontando como prioridades uma diferente política fiscal, a independência energética dos Estados Unidos, o fim do “vírus woke”, o restabelecimento da integridade nas Forças Armadas e o controlo das “fronteiras”: “Não podem entrar ilegalmente milhões de pessoas e cartéis de droga”.

O atual governador na Flórida estabeleceu ainda como objetivo “restabelecer a integridade” das instituições do país, assim como “revigorar a constituição”. Escolhendo a “verdade” e o “senso comum” como os princípios que norteiam a sua candidatura, Ron DeSantis almeja que, no futuro, haja “educação em vez de doutrinação” e “ordem em vez de desordem”.

Puxando dos galões, o governador frisou o que diz ser os sucessos nas políticas que aplicou no estado que gere — Florida —, que “está a crescer”. “Estamos a criar negócios e os crimes tão a diminuir”, exemplificou, assegurando que as políticas que adotou estão a “obter resultados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa farpa ao seu maior rival na corrida nas primárias republicanas — Donald Trump —, o governador da Flórida denunciou ter-se “instalado uma cultura de derrota” no partido. “Os dogmas do passado são inadequados para o futuro”, vincou, garantindo que é “preciso” mais “coragem” para conseguir que os Estados Unidos “se reergam”.

Apelando ao voto a todos aqueles que podem votar nas primárias, Ron DeSantis disse querer “assegurar a liberdade” aos cidadãos norte-americanos, após o que aconteceu durante a pandemia da Covid-19. O governador da Florida descreveu os certificados de vacinação contra a doença como uma “violação da liberdade”.

As falhas no Twitter Space

Com várias interferências, o Twitter Space, uma plataforma na rede social em que é possível que os utilizadores iniciem conversas com os seguidores, registou várias falhas. Com início previsto para as 23 horas (em Lisboa), a intervenção de Ron DeSantis apenas começou vinte minutos depois. “Quebrámos os servidores”, justificou Elon Musk, revelando que mais de 500 mil pessoas acompanharam a conversa.

Questionado por Elon Musk por que motivo Ron DeSantis quis anunciar a sua candidatura na rede social, o governador da Flórida voltou a recordar os tempos da pandemia. “Quando a Covid-19 chegou, escolhi ir contra à maré em vez de ir com a multidão. Tomei muitas decisões sozinho”, recordou, denunciando que havia uma conspiração entre as “grandes tecnológicas” e o “governo federal” para “impor uma narrativa”, criticando a “falta de debate” na aplicação de “medidas draconianas”.

Ora, de acordo com o governador da Florida, quando “Elon Musk comprou o Twitter”, isso foi uma lufada de ar fresco para que se “debatessem assuntos” que coloquem a causa a “civilização”. “O Twitter está nas mãos de um defensor da liberdade”, elogiou Ron DeSantis.

Respondendo ao elogio, o magnata agradeceu e reconheceu ter um “compromisso com a liberdade”, descrevendo o Twitter como uma “plataforma” em que é possível ter “pessoas com visões políticas diferentes”. “Isso é incrivelmente importante”, caracterizou, lembrando que a compra da rede foi “cara”, mas “a liberdade de expressão não tem preço”.

De recordar que Ron DeSantis apresentou a declaração de candidatura esta tarde à Comissão Eleitoral Federal. O governador da Florida é encarado com um dos favoritos nas primárias republicanas, concorrendo diretamente com o antigo Presidente dos Estados Unidos da América. Donald Trump já congratulou o adversário na rede social Truth Social.

Chamando-lhe “Rob DeSanctimonious”, Donald Trump avisou o rival sobre os ataques dos “marxistas, comunistas e lunáticos de esquerda radical” de que será alvo nos próximos tempos. “Esses bandidos e delinquentes são muito piores do que os líderes de países estrangeiros. Eles devem ser completamente derrotados para tornar a América Grande outra vez”, criticou.

Mais tarde, Donald Trump disse que o anúncio da candidatura foi um “desastre”. “Toda a sua campanha será um desastre”, preconizou.

De acordo com uma sondagem esta terça-feira pela CNN, Donald Trump está em vantagem nas primárias republicanas. O antigo líder norte-americano é a escolha de 53% dos inquiridos, ao passo que Ron DeSantis reúne 26%.