O encontro não faz parte da agenda oficial do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, mas já se sabe que o Sumo Pontífice vai encontrar-se, em agosto, com algumas vítimas de abusos sexuais em Portugal.

A informação foi dada aos jornalistas pelo bispo auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar, na manhã desta terça-feira, sem revelar mais detalhes: “Não devemos dizer nada para preservar a imagem das pessoas”. O responsável, que é também presidente da Fundação Jornada Mundial de Juventude, referiu a necessidade de proteger as vítimas da exposição pública, mas admitiu que possa ser divulgada mais informação sobre o encontro mais perto da data em que este ocorrer.

O responsável pela organização foi ainda mais longe na justificação apresentada: “Se disséssemos que o Papa vai encontrar-se às x horas em x lugar, algum media não iria resistir à tentação de estar lá para fotografar e filmar e temos de salvaguardar a sua imagem”, explicou D. Américo Aguiar.

Encontro preparado com 30 vítimas

Segundo o bispo auxiliar de Lisboa, que falava num evento promovido pela organização da JMJ, na Estufa Fria, em Lisboa, já existiram reuniões preparatórias para planear o encontro do Papa com as vítimas.

Nessas reuniões, estiveram presentes cerca de 30 vítimas, mas D. Américo Aguiar não quis confirmar se é esse o número de pessoas que vão encontrar-se com o Papa Francisco.

Questionado sobre quem tomou a iniciativa de avançar com este encontro, se as vítimas ou a Igreja, o responsável explicou que foi uma união de vontades. “É um casamento com comunhão de adquiridos. Quer o Santo Padre, sempre manifestou esse desejo, assim como nós, em todos os encontros preparativos, sempre manifestamos esse desejo”, disse o presidente da Fundação Jornada Mundial de Juventude.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR