O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, confirmou que foram resgatadas com vida quatro crianças que estavam desaparecidas na selva amazónica do sul do país, após a queda de um avião, a 1 de maio.

6 fotos

Petro disse que “as quatro crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas”, tendo sido encontradas na sexta-feira por soldados que participavam nas buscas.

“Uma alegria para todo o país!”, escreveu o chefe de Estado na rede social Twitter.

Mais tarde, Petro disse aos jornalistas que as crianças, de 13, 9, 4 anos e um bebé de 11 meses, estavam sozinhas quando foram encontradas por equipas de buscas, foram retiradas de helicóptero e estão atualmente a receber cuidados médicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente colombiano disse que os jovens da comunidade indígena Uitoto são um “exemplo de sobrevivência” e previu que sua saga “ficará para a história”.

Petro falava à imprensa depois de voltar de Cuba, onde assinou um acordo de cessar-fogo com representantes do grupo rebelde Exército de Libertação Nacional.

Os menores viajavam com a mãe e outro acompanhante numa pequena aeronave, um Cessna 206, que desapareceu dos radares em 1 de maio, nas imediações de San José del Guaviare, no sul do país, para onde se dirigia.

A aeronave foi encontrada a 8 de maio na vertical, com a zona frontal contra o chão, entre uma vegetação densa.

Os meios de salvamento recuperaram três corpos: o do piloto, o da mãe das crianças e o de um dirigente da comunidade indígena Uitoto.

A esperança de que as crianças pudessem ser encontradas com vida foi alimentada pela descoberta, na selva, de objetos pessoais, assim como de fruta parcialmente comida e de um biberão.

A desoberta de um “abrigo improvisado feito de paus e ramos” mantiveram os socorristas com esperança de que pudesse haver sobreviventes.

A selva é muito densa e perigosa nesta zona particularmente remota e as buscas são dificultadas pela presença de animais selvagens, árvores até 40 metros de altura e chuva intensa.

Mais de 100 militares com cães pisteiros estiveram envolvidos nas buscas, com a ajuda de membros da comunidade indígena.

A causa do acidente ainda não foi determinada.

De acordo com as autoridades de proteção civil, o piloto tinha comunicado problemas com o motor do avião antes de este desaparecer dos radares.