Dezenas de soldados e cavalos juntaram-se este sábado em Londres para fazerem o último ensaio da parada militar Trooping the Colour, a cerimónia que vai assinalar o aniversário do rei Carlos III dentro de uma semana. O ensaio contou com a presença do príncipe William e as elevadas temperaturas que se registaram na capital britânica levaram ao desmaio de três oficiais. O herdeiro do trono recorreu às redes sociais para agradecer a todos os soldados o “bom trabalho” em “condições difíceis”.

O ensaio deste sábado foi à Revista do Coronel, uma função que coube pela primeira vez ao príncipe William. No entanto a estreia não foi fácil para o herdeiro, uma vez que as temperaturas chegaram aos 30ºC e este terá sido o dia mais quente do ano no Reino Unido, segundo o Daily Mail.

Três oficiais não resistiram ao exercício ao ar livre e debaixo de sol e desmaiaram em pleno ensaio e foram retirados da parada, enquanto outros dois também receberam ajuda para saírem da formatura. Um dos membros da banda caiu no chão enquanto tocava um instrumento de sopro, mas levantou-se sozinho e tentou continuar a tocar, o esforço terá valido um aplauso do público, segundo relata o Telegraph. No entanto membros da assistência médica retiraram-no da parada. Milhares de pessoas juntaram-se em St. James Park para assistir a este ensaio. Num vídeo publicado pela Sky News no Twitter é possível ver este momento.

O príncipe William fez a revista das tropas, enquanto coronel dos Guardas Galeses. Esteve também fardado e no seu cavalo Darby, que foi um presente da rainha Isabel II. Perante os percalços do dia o príncipe deixou uma mensagem pessoal na conta de Twitter dos príncipes de Gales. “Um grande obrigado a cada soldado que fez parte da Revista do Coronel esta manhã no calor. Foram condições difíceis, mas todos vocês fizeram um bom trabalho. Obrigado. W.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A conta na rede social relatou logo pela manhã o acontecimento deste sábado com uma mensagem onde se podia ler que “meses de preparação e treino para a Trooping the Colour” conduziram ao “grande ensaio final em frente a membros do público em Londres”, este sábado.

GettyImages-1258580803

Um dos soldados que não resistiram às altas temperaturas deste sábado em Londres, durante a Revista do Coronel

No próximo sábado, dia 17, pelas 10h00, terá lugar a primeira Trooping the Colour de Carlos III. Também conhecida por a Parada Militar do Rei, tem mais de 260 anos de história e assinala o aniversário oficial do soberano. Por norma acontece no mês de junho, para que o bom tempo permita ao povo desfrutar da cerimónia e reúne 1400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos, segundo o site da casa real. O Rei fez anos a 14 de novembro. Esta parada conta com sete regimentos e os preparativos começaram ainda antes da coroação do Rei, que aconteceu no passado dia 6 de maio.