Foi um comunicado que terminava com a esperança de que os cinco tripulantes do submersível que foram ver os destroços do Titanic estariam vivos. Por volta das 19h50 desta quinta-feira, a empresa que desenvolveu a embarcação, Oceangate, anunciava a morte do diretor-executivo, Stockton Rush, de Shahzada Dawood, do filho Suleman Dawood, de Hamish Harding e de Paul-Henri Nargeolet.

“Esses homens eram verdadeiros exploradores, que partilharam um espírito distinto de aventura e paixão profunda pela exploração e pela proteção dos oceanos”, lembrou a empresa, destacando que os seus “corações estão com aquelas cinco almas e todos os membros das famílias durante este tempo trágico. Nós lamentamos a perda da vida e a alegria que eles trouxeram a todos aqueles que conheceram.”

Recordista do Guinness, especialista no Titanic, pai e filho paquistaneses e CEO responsável pela expedição. Eis os 5 a bordo do Titan

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta é uma altura extremamente triste para os nossos empregados dedicados que estão exaustos e a lamentar profundamente a perda. Toda a família do OceanGate está profundamente grata a todos os homens e mulheres de múltiplas organizações da comunidade internacional que utilizaram recursos e trabalharam arduamente nesta missão. Apreciamos o seu compromisso em encontrar os cinco exploradores e os dias e noites de trabalho incansável em apoio as nossos profissionais e às suas famílias”, lê-se no comunicado partilhado partilhado pela CNN internacional.

“Este é um tempo muito difícil para toda a comunidade de exploradores e para os membros das famílias daqueles que ficaram perdidos no mar. Apelamos que a privacidade das famílias seja respeitada durante esta altura muito dolorosa”, conclui o documento.

[Já saiu: pode ouvir aqui o penúltimo episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto episódios. ]