A filha do antigo futebolista Samuel Eto’o deu entrada com um processo judicial contra o pai por falta de pagamento da pensão de alimentos durante cinco anos. Exige agora mais de 90 mil euros e uma pena de prisão de um ano para o pai, avançou o jornal espanhol El Mundo.

Erika Do Rosario Nieves, de 22 anos, só foi reconhecida judicialmente como filha de Eto’o em 2022. De acordo com o seu advogado, Fernando Osuna, o antigo jogador do Futbol Club Barcelona não cumpre as condições impostas pela justiça há cinco anos — período que se traduz no valor pedido.

Deve mais de cinco anos de pensão à sua filha e continua a desafiar os tribunais. A economia de Erika é muito débil, enquanto Eto’o vive no luxo”, afirmou Osuna, citado no jornal Diario de Sevilla.

No entanto, não é a primeira vez que o ex-futebolista se vê perante ações judiciais. Os seus antecedentes remontam ainda a outra filha fora do casamento, Annie Eto’o Barranca — nascida em 2002 e reconhecida em 2004 —, por incumprimento das suas obrigações legais enquanto pai.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No caso de Annie, foi condenado a um ano e 10 meses de prisão num processo de infração fiscal em Espanha e a uma multa pecuniária por não ter pago a pensão de alimentos fixada.

Segundo o jornal La Vanguardia, em 2018, a mãe de Erika apresentou uma ação de investigação de paternidade, na qual afirmava que quando esteve grávida, o desportista prometeu que iria “agir de forma responsável em relação ao filho”, embora preferisse que ela não tivesse a criança.

No mesmo ano, Eto’o foi provisoriamente condenado a pagar uma pensão mensal de 1.400 euros, com efeitos retroativos, que nunca foi cumprida.

Erika espera que com a sua queixa a sentença do pai seja cumprida e este assuma, por fim, a responsabilidade financeira.