Um dos filmes mais antecipados do ano está envolto em polémica. “Barbie”, filme da realizadora Greta Gerwig, baseado na icónica boneca da Mattel e protagonizado por Margot Robbie, foi banido no Vietname por, no entender dos responsáveis do país asiático, promover as posições políticas da China.
Em causa está uma cena do filme que retrata o mapa de um território no Mar do Sul da China que o regime de Pequim reclama unilateralmente como seu. O mapa em questão contém a “linha das nove raias”, uma demarcação em forma de U utilizada nos mapas chineses para ilustrar territórios reivindicados na região, e que incluem áreas da plataforma continental do Vietname.
“Não concedemos uma licença de distribuição no Vietname ao filme norte-americano ‘Barbie’ porque este contém a imagem ofensiva da linha das nove raias” confirmou o responsável pelo Departamento de Cinema do Ministério da Cultura vietnamita, Vi Kien Than, citado pela CNN Internacional. A decisão de proibir a entrada do filme da Warner Bros no país foi tomada pelo Conselho Nacional para a Avaliação de Filmes, um organismo responsável por aprovar licenças, censurar e conceder classificações etárias a filmes no território vietnamita.
Esta não é a primeira vez que questões políticas e disputas territoriais colocam em causa a distribuição de obras cinematográficas no Vietname. Em 2022, o filme de ação da Sony “Uncharted” também foi proibido por exibir a linha das nove raias; 2019, o filme de animação “Abominável”, da DreamWorks, sofreu o mesmo destino, já depois de se encontrar em circulação (um facto que levou até a que vários responsáveis do departamento fossem punidos por não descobrir a imagem).
Também várias séries de televisão estrangeiras têm sido alvo das entidades reguladoras vietnamitas. Alguns exemplos incluem a série “Madam Secretary” (que acabou por cortar as cenas contendo o mapa) e o drama australiano “Pine Gap”, da Netflix.