Os anos podem passar, o chavão é sempre o mesmo. Perante um ou mais microfones pela frente, são poucos aqueles que fogem à ideia de que um calendário do Campeonato terá sempre de envolver encontros contra todos os adversários em casa e fora e, como tal, que o que interessa é estar preparado para os compromissos. Não é uma ideia errada. Ainda assim, há inícios e/ou finais que podem fazer a diferença e basta recordar as dificuldades que o Sporting enfrentou no arranque da última temporada, numa primeira volta que marcaria todo o percurso leonino até ao quarto lugar em 2022/23. E era isso que poderia ou não acontecer esta quarta-feira, dia em que era dado o pontapé de saída da Primeira Liga de 2023/24 com o sorteio do calendário.

A chave 773.746 ditou o calendário para 2022/23: Sporting começa em Braga e vai ao Dragão na terceira jornada

A primeira novidade é que o campeonato da nova época deixa de ser designado por Liga Portugal Bwin e passa a ser chamado de Liga Portugal Betclic. No que aos quatro primeiros classificados da temporada passada diz respeito, o Sp. Braga começa a jogar em casa contra o Famalicão e o Sporting também recebe no seu estádio o Vizela. O Benfica viaja até ao Bessa para defrontar o Boavista e o FC Porto visita o Moreirense, em jogo que vai marcar o regresso dos cónegos à Primeira Liga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto a jogos grandes, o primeiro clássico acontece na sétima jornada com o Benfica, atual campeão nacional, a receber no Estádio da Luz o FC Porto. No entanto, logo na quarta ronda, o Sporting vai à Pedreira para defrontar o Sp. Braga. Os dragões encontram-se com os leões apenas à 14.ª jornada. No mesmo fim de semana, o Sp. Braga recebe o Benfica. Na 11.ª ronda, as águias recebem o Sporting.

De referir que o Campeonato irá arrancar nos dias 12 e 13 de agosto, podendo haver alterações sobretudo nos jogos de Benfica e FC Porto pela realização da Supertaça a 8 ou 9 do próximo mês, num adiamento acordado entre ambos os clubes para não coincidir com a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. No último jogo de cada volta, o FC Porto defronta o Sp. Braga, o Benfica mede forças com o Rio Ave e o Sporting com o Desp. Chaves.

Em relação à Segunda Liga, o campeonato tem início com um duelo entre regressados. O Paços de Ferreira, que foi despromovido da Primeira Liga, e o União de Leiria, que está de volta aos escalões profissionais. Ainda na jornada inaugural, a Madeira vais ser palco do dérbi entre Nacional e Marítimo.

As cinco condicionantes do sorteio da Primeira Liga de 2023/24

1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora):
a. Benfica e Sporting;
b. FC Porto e Boavista;
c. Sp. Braga e V. Guimarães;
d. Moreirense e Vizela;
e. Farense e Portimonense;
f. Gil Vicente e Sp. Braga (evitar na medida do possível);
g. V. Guimarães e Famalicão (evitar na medida do possível);
h. Quando o Sp. Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas três equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense, Vizela e Famalicão;
i. Quando o V. Guimarães jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas três equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense, Vizela e Gil Vicente;
j. Quando o Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela da Amadora e Estoril;
k. Quando o Sporting jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril.

3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:
a. FC Porto – 17,33 pontos
b. Benfica – 16,67 pontos
c. Sporting – 16,67 pontos
d. Sp. Braga – 15,33 pontos
e. V. Guimarães – 12,67 pontos

4. Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias, dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições:
a. Nas jornadas 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da Liga dos Campeões e Liga Europa/Liga Conferência.

5. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:
a. As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (primeira, segunda e terceira jornada).

Prémios da Primeira e Segunda Liga referentes à temporada de 2022/23

  • MVP da Primeira Liga: Otávio
  • Jogador Jovem do Ano da Primeira Liga: Iván Jaime
  • Treinador do Ano da Primeira Liga: Roger Schmidt
  • Equipa do Ano da Primeira Liga: Diogo Costa, António Silva, Pepe, Otamendi, Grimaldo,Ugarte, Otávio, João Mário, Taremi, Ricardo Horta e Gonçalo Ramos
  • MVP da Segunda Liga: André Clóvis
  • Jogador Jovem do Ano da Segunda Liga: Telmo Arcanjo
  • Treinador do Ano da Segunda Liga: Paulo Alves
  • Equipa do Ano da Segunda Liga: Domen Gril, Jean Felipe, Luís Rocha, Kialonda Gaspar, Abner, Telmo Arcanjo, Gonçalo Franco, Ofori, Marco Matias, André Clóvis e Kodisang