Tal como tantas vezes acontece na atualidade do mundo em que vivemos, esta é uma notícia que todos já conheciam e que só precisava de confirmação: Luís Castro é mesmo o novo treinador do Al Nassr de Cristiano Ronaldo, com o clube da Arábia Saudita a oficializar esta quinta-feira a contratação do treinador português que estava no Botafogo.
Luís Castro despediu-se dos brasileiros há alguns dias, através de uma mensagem nas redes sociais, e não tem sido poupado pelos adeptos do Rio de Janeiro — que o assobiaram no último jogo em que orientou a equipa, contra o Magallanes e para a Taça Sul-Americana, há uma semana. A ideia de que o treinador de 61 anos iria rumar ao Al Nassr era praticamente uma certeza e, esta quinta-feira, Castro juntou-se mesmo a Nuno Espírito Santo, Jorge Jesus e Pedro Emanuel no contingente de técnicos portugueses na Arábia Saudita.
It's official : ✍️
Mr. Luis Castro is the New Head Coach of @AlNassrFC ????Welcome Boss ???? pic.twitter.com/u6tdX9lbs9
— AlNassr FC (@AlNassrFC_EN) July 6, 2023
“No momento em que decido aceitar um novo desafio na minha carreira profissional, parto com o desejo de ser lembrado apenas como alguém que chegou ao Botafogo para dar o melhor de si. No clube encontrei uma administração, um elenco e um staff dispostos a fazer o mesmo. Essa feliz combinação resultou num grupo de profissionais unido e com espírito de missão que, pouco a pouco, foi ultrapassando dificuldades, melhorando as estruturas e condições de trabalho, culminando a consolidação de uma equipa de futebol que conquistou o respeito e a admiração dos seus adeptos”, escreveu o treinador, que deixou o Botafogo na liderança do Brasileirão.
“Os clubes são como a vida: renovam-se. Estamos todos de passagem… Parto com a certeza de que os que ficam continuarão unidos, respeitando os valores que nos orientaram e nos conduziram às vitórias que tanto ambicionámos. Continuem a viagem, nunca esquecendo que só o trabalho nos levará ao sucesso”, acrescentou Luís Castro, cuja sucessão no clube brasileiro tem sido muito ligada a Bruno Lage.
O treinador português recebeu a proposta do Al Nassr há algumas semanas, com os órgãos de comunicação brasileiros a avançarem mesmo com uma chamada de Cristiano Ronaldo para tentar convencer Luís Castro. Após a vitória frente ao Palmeiras há menos de duas semanas, uma reunião entre o treinador e John Textor, proprietário do Botafogo, acabou por terminar sem qualquer decisão.
Por um lado, os brasileiros não queriam por nada deixar o português sair; por outro, sabiam que a partir do momento em que os sauditas pagassem a cláusula de rescisão de dois milhões de euros, toda a equipa técnica poderia sair se assim o entendesse. Ou seja, com o dinheiro a ser o menor dos problemas, a decisão pertencia a Luís Castro, quiçá uma das mais complicadas da carreira entre a possibilidade de quebrar um jejum de 28 anos do Botafogo ou treinar Ronaldo num novo projeto do futebol que está a apostar cada vez mais forte para abrir uma nova era no país.
Entre as duas hipóteses, o treinador acabou por ser convencido pelo projeto do Al Nassr, que lhe permite não só ser o timoneiro do conjunto principal mas também o responsável por todo o futebol do clube. Mais do que a questão financeira, que teve o seu peso perante as diferenças de realidade dos países, a margem para fazer crescer uma ideia a todos os níveis acabou por vingar. Assim, e ainda antes do encontro frente ao Magallanes a contar para a Taça Sul-Americana, já era anunciada uma saída que deveria ser oficializada após o jogo. Além do salário líquido acima dos 5,5 milhões de euros, Luís Castro terá outras regalias como por exemplo, segundo o Globoesporte, ficar com a casa onde irá viver caso cumpra todo o contrato até 2025.