Com as berlinas a perderem terreno para os SUV e crossovers, a Volkswagen está concentrada no desenvolvimento da nova geração do Passat apenas na carroçaria Variant, pretendo assim cativar os fãs da versatilidade oferecida pelas carrinhas. Tal como já aqui tínhamos avançado, a marca desiste definitivamente da berlina e vai à conquista do segmento D apoiada apenas no Passat Variant, que está a ultimar os testes de desenvolvimento para se apresentar despido de camuflagem no final de Agosto.
No entanto, a marca alemã aproveita a oportunidade para avançar algumas das melhorias que serão introduzidas no novo Passat. Já sabíamos que este modelo, juntamente com o Tiguan e o T-Roc, será dos últimos Volkswagen a combustão, agora ficámos a saber que o construtor de Wolfsburg aposta numa electrificação mais generosa no domínio da autonomia, quase que duplicando o alcance em modo zero emissões.
De momento e até ao primeiro trimestre de 2024, altura em que está prevista a chegada do novo Passat Variant aos concessionários, as versões híbridas plug-in (PHEV) da carrinha alemã anunciam uma autonomia eléctrica na casa dos 55 km. Ora, a nova geração vai muito mais longe, literalmente, com a Volkswagen a garantir desde já que a autonomia em modo eléctrico “foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento”. Igualmente para reforçar a atractividade das versões PHEV, fica a promessa de que “o carregamento em corrente alternada será mais rápido” e, pela primeira vez, os Passat eHybrid vão estar preparados de série para receber carga em corrente contínua.
Garantido está também um incremento das dimensões do modelo, que vai crescer nada menos do que 14 cm, oferecendo muito mais espaço a bordo, sobretudo para quem se senta atrás. Segundo a marca, os ocupantes dos bancos posteriores vão usufruir de mais 5 cm no espaço para as pernas, enquanto a volumetria da bagageira salta dos anteriores 650 litros para 690, os quais podem subir até aos 1920 litros (+140) com o rebatimento do banco traseiro. Valores impressionantes que, a confirmarem-se, farão do novo Passat Variant a carrinha com maior mala.
Com perto de 5 metros de comprimento (4,91 m), o familiar germânico fica a apenas 3 cm de distância do A6 Avant, superando mesmo a carrinha Skoda Superb (4,86 m) e a Arteon Shooting Brake (4,87 m). Mas o Passat que vai chegar às estradas no próximo ano não se limita a crescer somente em tamanho. Diz a Volkswagen que o conforto e a qualidade dos materiais a bordo também elevam a fasquia, embora algumas das soluções mais sofisticadas sejam propostas como opcionais. Será o caso dos bancos dianteiros ergoActive com regulação eléctrica (até 14 vias), climatizados e com funções de massagem. Na lista de extras encontram-se ainda um novo head-up display que projecta informação no pára-brisas e um ecrã central de 38 cm (15 polegadas), maior que o de 32 cm (12,9”) que equipa de série o novo Passat. O sistema de infoentretenimento é novo, o que se saúda, e o volante recupera os botões do antigamente, para agilizar os comandos.
A tecnologia de iluminação também é melhorada, com as versões de topo a estarem equipadas uma nova geração da tecnologia IQ.LIGHT LED Matrix, capaz de um alcance de quase 500 metros. Isto para a frente, porque atrás a novidade recai na faixa horizontal contínua de LED a unir os farolins. De resto, o Passat Variant será lançado com um novo cockpit, uma nova suspensão adaptativa DCC Pro e integra de série o Vehicle Dynamics Manager, para proporcionar um comportamento mais estável e previsível. Sob o capot, além das unidades PHEV, a marca vai propor motores turbodiesel (TDI), motores a gasolina sobrealimentados (TSI) e mild hybrid (eTSI). Mais detalhes no final de Agosto.