Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Santarém apresentam, esta segunda-feira, um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.

Outros concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão em perigo elevado de incêndio, esta segunda-feira.

Face às condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde o início do ano, as 4.520 ocorrências de fogo já afetaram 9.823 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para esta segunda-feira, no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde, e subida de temperatura, em especial da máxima no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 38 (em Évora e Castelo Branco).

Os distritos da Guarda e Portalegre apresentam risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), esta segunda-feira, e os outros 16 distritos estão com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Distritos da Guarda e Portalegre em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta

Na terça-feira, todos os distritos do continente apresentarão um risco muito elevado, de acordo com a previsão.

A Madeira apresenta, esta segunda-feira,  risco elevado e o Porto Santo muito elevado. Na terça-feira, o arquipélago vai estar com níveis elevados de exposição à radiação UV.

No arquipélago dos Açores, o IPMA colocou as ilhas das Flores, Faial e Terceira em níveis muito elevados e São Miguel apresenta risco elevado, esta segunda-feira. Na terça-feira, o arquipélago dos Açores vai apresentar um risco elevado.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo. Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao Sol.

Nas regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.