Siga aqui o nosso liveblog que acompanha a guerra na Ucrânia
Depois de muita especulação, foi esta quarta-feira revelado que o Presidente russo, Vladimir Putin, não vai estar presente na reunião das economias emergentes conhecidas como BRICS, em agosto. Foi o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que avançou que o líder da Rússia vai participar no encontro apenas através de uma videochamada.
“O Presidente Putin decidiu participar na cimeira dos BRICS no formato online. Esta vai ser uma participação completa”, informou Peskov, que é citado pela agência estatal Ria. O responsável acrescentou que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, estará presente no evento.
A possível viagem de Putin à África do Sul estava envolta em polémica há vários meses, desde que o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção por crimes de guerra. O país, que é um Estado-membro do TPI, vai receber a cimeira dos BRICS entre 22 e 24 de agosto em Joanesburgo e estava obrigada a colaborar com a detenção do Presidente da Rússia.
Esta terça-feira, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, alertou que uma eventual detenção do homólogo russo durante a cimeira seria uma “declaração de guerra”. “A Rússia deixou claro que deter o seu Presidente em exercício seria uma declaração de guerra; seria contrário à nossa Constituição arriscar-se a entrar em guerra com a Rússia”, vincou.