A barcaça Bibby Stockholm, recém-chegada ao porto de Portland, no sul da Inglaterra, vai ser a nova casa para 500 refugiados que procuram asilo no Reino Unido. Organizações não-governamentais e a comunidade local protestam contra a decisão.
A embarcação, sem um motor próprio, ficará atracada no local durante, pelo menos, 18 meses e receberá apenas homens solteiros, entre os 18 e os 65 anos, à procura de asilo. O governo diz que o objetivo é diminuir o custo de alojamento destas pessoas em hotéis — atualmente, 51.000 “migrantes desamparados” em hotéis no Reino Unido custam seis milhões de libras (quase sete milhões de euros) por dia.
Os primeiros refugiados começam a chegar nos próximos dias, de acordo com a BBC. Ficarão alojados num dos 222 quartos disponíveis, durante três a seis meses, enquanto aguardam pela fase final do processo de asilo. O governo disse que será registada a identidade e impressões digitais de todos os ocupantes e que o perfil de segurança também será analisado. Os homens não estão proibidos de sair do alojamento flutuante, mas se chegarem tarde podem ter os seguranças a perguntar por onde andam, refere a Sky News.
ONU contra lei britânica de migração que cria “precedente preocupante”
Esta é mais uma das iniciativas do governo britânico em relação aos planos de imigração, depois de ter apresentado uma nova proposta de lei contra a migração ilegal que prevê que todos aqueles que entrem no país ilegalmente, incluindo através do canal da Mancha, podem ser presos e extraditados. As Nações Unidas dizem que a lei, a ser aprovada, viola o direito internacional.
As organizações não-governamentais acusam o governo que colocar os refugiados em condições que não são dignas. A embarcação Bibby Stockholm já foi usada antes para sem-abrigo e requerentes de asilo na Alemanha e nos Países Baixos, tendo o governo dos Países Baixos considerado que o ambiente era opressivo. O interior foi, entretanto, remodelado para incluir televisão nos quartos, um ginásio e salas de oração.
As populações locais estão preocupadas com o impacto que a chegada dos refugiados pode ter nos serviços locais, como escolas e cuidados de saúde, mas o governo local vai receber mais de dois milhões de libras (cerca de 2,3 milhões de euros) enquanto a embarcação estiver em Portland.