Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra

Arkady Volozh, co-fundador da gigante russa de tecnologia Yandex, condenou a invasão “bárbara” da Rússia à Ucrânia. As declarações, feitas num comunicado citado pela Reuters, surgem depois de o magnata ter sido criticado pelos aparentes esforços de se tentar distanciar da Rússia.

“A invasão da Rússia à Ucrânia é bárbara e sou categoricamente contra ela”, declara o empresário, que tem passaporte russo e israelita.

O co-fundador da Yandex, conhecida como a “Google da Rússia”, disse também “estar horrorizado com o destino das pessoas da Ucrânia”, mencionando que “muitos deles são amigos próximos e familiares, cujas casas são bombardeadas todos os dias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Embora me tenha mudado para Israel em 2014, tenho de assumir a minha parte de responsabilidade pelas ações do país”, acrescentou.

“Google da Rússia” vende agregador de notícias e página à rival controlada pelo Estado

A Yandex é uma das maiores tecnológicas russas, responsável por um motor de pesquisa e com negócios em várias áreas.

Volohz abandonou o cargo de CEO e saiu do conselho de administração da empresa da Yandex depois de a União Europeia o ter incluído no pacote de sanções a cidadãos e empresas russas devido à invasão da Ucrânia.

Segundo o The Guardian, na declaração na altura, a União Europeia escreveu que a empresa era “responsável por promover os meios de comunicação social e as narrativas do Estado nos seus resultados de pesquisa, e por desclassificar e remover conteúdos críticos do Kremlin, tais como conteúdos relacionados com a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”. Volozh classificou a decisão como “mal orientada”.