Chelsea e Liverpool encontraram-se na jornada inaugural da Premier League. No entanto, há muito que as duas equipas se vinham enfrentando com o prémio em jogo a ser a contratação de Moisés Caicedo. O médio equatoriano vai deixar o Brighton para protagonizar a contratação mais cara de sempre do futebol inglês. O jogador de 21 anos chegou a acordo com o Chelsea e vai rumar a Londres a troco de 133 milhões de euros, deixando o Liverpool de braço estendido.

Os reds chegaram a ter tudo acertado com o médio (incluindo exames médicos marcados), tal como o próprio treinador da equipa de Anfield, Jürgen Klopp, adiantou. “Posso confirmar que o acordo com o clube está fechado, signifique isso o que significar no final”, disse o técnico alemão que não escondeu que Caicedo seria uma alvo prioritário após a contratação de Jude Bellingham, que rumou ao Real Madrid, ter falhado. “Não esperávamos que algumas coisas acontecessem durante este verão, mas quando isso se passou, esquecemos. Vamos ver o que acontece e partir daqui”.

Tango de Enzo, cumbia de Díaz e dança dos empatas: Chelsea e Liverpool dividem pontos no início de uma nova era

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Chelsea não desistiu de Caicedo e conseguiu não só um acordo como também o próprio do jogador. Assim, o equatoriano vai rumar a Londres, assinando um contrato até 2031 com mais um ano de opção. Enzo Fernández, que rumou aos blues em janeiro, proveniente do Benfica, era até agora o jogador mais caro da Premier League, tendo custado 121 milhões de euros. A equipa orientada por Mauricio Pochettino volta a gastar um valor milionário para acrescentar opções ao meio-campo.

Moisés Caicedo chegou ao Mundial de 2022, no Qatar, como um dos principais talentos a ter debaixo de olho. A chegada de Roberto de Zerbi ao Brighton na época 2022/23 colocou o clube nas competições europeias, campanha que valorizou vários jogadores. A saída de Alexis Mac Allister para o Liverpool foi a primeira grande baixa da equipa para a temporada que agora começa. Cedo o clube que terminou em sexto lugar na edição anterior da Premier League percebeu que não ia ter condições para manter Moisés Caicedo no plantel em função do forte interesse que o médio estava a gerar principalmente nos reds que tinham oportunidade de unir uma dupla habituada a jogar junta.

Ao contrário do que aconteceu com Enzo Fernández, Caicedo ruma ao Chelsea já com experiência na Premier League. O médio que pode fazer qualquer uma das posições do meio-campo realizou 43 jogos na Liga Inglesa na temporada passada, fator que pode ter inflacionado o valor da transação. Além disso, os londrinos têm poderio financeiro suficiente para, através da aquisição de jogadores, alimentarem as esperanças do adeptos após uma época em que terminaram no 12.º lugar. Apesar de tudo, o Brighton não vive na urgência de fazer um encaixe financeiro, logo não ia libertar Caicedo por qualquer verba uma vez que, juntando as transferências de Alexis Mac Allister para o Liverpool e de Robert Sánchez também para o Chelsea, arrecadou pelo menos 70 milhões de euros.

Moisés Caicedo nasceu em 2001 no Equador, país que deixou em 2020 quando saiu do Independiente del Valle para rumar ao Brighton a troco de apenas cinco milhões de euros. É o mais novo de dez irmãos e daí nasceu a alcunha El Niño Moi.