A vereadora do Sempre – Movimento Independente Ana Ferreira questionou esta sexta-feira o presidente da Câmara de Castelo Branco sobre uma moção que defendia a instalação de caixas Multibanco em todas as freguesias, sublinhando que “não é visível qualquer ação”.

O Sempre apresentou uma moção para a existência de caixas automáticas Multibanco em todas as freguesias do concelho. Passado um ano da aprovação da moção não vimos qualquer ação. É necessário esclarecer a demora e continuamos sem perceber que as pessoas tenham de se deslocar para ter acesso ao Multibanco”, disse Ana Ferreira durante a sessão pública de esta sexta-feira da Câmara de Castelo Branco.

O executivo municipal de Castelo Branco aprovou, por unanimidade, em agosto de 2022, uma moção defendendo a existência de caixas Multibanco em todas as freguesias do concelho.

O documento foi apresentado, numa reunião pública do executivo pela própria vereadora do Sempre Ana Ferreira que voltou a realçar a importância da existência destas caixas automáticas que disponibilizam a realização de uma série de serviços bancários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues (PS), explicou à vereadora da oposição que a autarquia já aprovou um apoio para a caixa Multibanco em São Vicente da Beira “que desapareceu por deliberação da Caixa Geral de Depósitos“.

“Foi também aprovado um apoio para o reforço da segurança do multibanco dos Escalos de Cima, obra já concluída e na União das Freguesias de Escalos de Baixo/Mata começou a funcionar [uma caixa Multibanco]”.

SIBS na mira. Dona do Multibanco “cobra um imposto escondido aos portugueses”, acusa concorrente

O autarca garantiu que o compromisso assumido será cumprido até final do mandato, apesar das dificuldades levantadas por parte dos bancos que não têm interesse em colocar “multibancos” em alguns locais.

Pagamentos autorizados de serviços de subscrição passam a poder ser geridos no MB Way

Não será por isso que vamos desistir“, sublinhou Leopoldo Rodrigues.

Durante a sessão, o vereador do PSD João Belém referiu-se à nova proposta de regulamento municipal de apoio ao associativismo de Castelo Branco que está em discussão pública, para dizer que “seria bom fazer uma simulação da mesma para evitar eventuais correções“.

E, aproveitando a dica, o vereador do Sempre Jorge Pio voltou a questionar a demora, “atraso inacreditável”, da entrada em vigor do novo regulamento municipal de apoio ao associativismo em Castelo Branco.

Depois de várias considerações sobre o assunto voltou a questionar Leopoldo Rodrigues sobre uma explicação para a demora, as alterações substanciais do novo regulamento e sobre a abertura de um aviso para as associações desportivas.

A discussão prosseguiu com trocas de acusações e considerações, acabando a discussão por ocupar grande parte do tempo da reunião.