A confiança dos consumidores na União Europeia (UE) e na zona euro recuou em agosto, quebrando uma tendência de melhoria dos últimos meses, e muito abaixo da média de longo prazo, divulgou esta terça-feira a Comissão Europeia.
Uma estimativa provisória esta terça-feira publicada pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia dá conta de que, neste mês de agosto, o indicador de confiança dos consumidores recuou 0,9 pontos percentuais tanto na zona como na UE, após vários meses de subida desde o final do ano passado.
“Com -17,0 pontos percentuais na UE e -16,0 pontos percentuais na zona euro, a confiança dos consumidores está muito abaixo da sua média de longo prazo”, adiantam os serviços do executivo comunitário.
Estes são dados divulgados todos os meses pela Comissão Europeia e têm por base inquéritos feitos aos consumidores.
O indicador de confiança dos consumidores deste mês é calculado com base em dados de inquéritos feitos em 25 países da UE todos exceto a Irlanda e a Roménia , entre 1 e 22 de agosto, abrangendo 97% no conjunto da União e 98% na área do euro do total das despesas de consumo final privado.