A Câmara Municipal de Aveiro anunciou nesta terça-feira que a cerâmica artística de Aveiro está representada no “Riga Art Space”, na Letónia, numa mostra de cerâmica contemporânea, até 7 de outubro.

A exposição, denominada “Caminhando juntos”, é composta por obras de cerâmica contemporânea portuguesa, representadas na coleção da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, esclarece a autarquia em nota de imprensa.

“Caminhando juntos” centra-se nos ceramistas portugueses selecionados para diferentes edições da Bienal de Aveiro, vários dos quais premiados, e inclui obras que integram a coleção da Bienal, designadamente de Alberto Vieira, Alexandra Monteiro, Ana Cruz, Ana & Betânia, Anisabel, Carlos Enxuto, Heitor Figueiredo, João Carqueijeiro, João Costa Gomes, João Cunha e Costa, Maria Carvalho, Paulo Reis, Ricardo Casimiro, Rui Paiva, Martim Santa Rita, Sofia Beça, Stela Ivanova, Vitor Dionísio, Vitor Santos & Sónia Borga, e Yola Vale.

Trata-se de uma colaboração entre as bienais de Aveiro e da Letónia, que começou em 2021, quando a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro organizou o encontro online Bienal NEXT, tendo então iniciado um processo de intercâmbio de exposições coletivas, permitindo a promoção internacional de ceramistas contemporâneos portugueses e letões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A exposição em Riga, que dá a conhecer obras de relevo das últimas três décadas de cerâmica nacional, é o ponto de partida para a 16.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que se realiza entre 28 de outubro de 2023 e 28 de janeiro de 2024, ano em que Aveiro será a primeira Capital Portuguesa da Cultura.

“Durante três meses Aveiro irá receber artistas portugueses e internacionais que darão a conhecer o que de melhor se faz na área da cerâmica artística contemporânea, através de exposições, masterclasses, workshops e conferências, entre outros”, refere a nota.

Dos diferentes programas culturais da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro é destacada uma exposição, que resulta de um concurso internacional, com 107 obras, da autoria de 84 artistas de 36 nacionalidades. São peças selecionadas num universo de 915 obras realizadas por 565 ceramistas, que “refletem a diversidade nas abordagens ao nível das técnicas, dos materiais, das formas e dos conceitos e, simultaneamente, expressam as diferentes geografias, resultando num exercício de experimentação, inovação e criatividade em cerâmica”.

No seguimento desta exposição em Riga, e no âmbito da 16.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, o Museu da Cidade acolherá, entre 28 de outubro e 31 de dezembro, a exposição “Baltic Current” com artistas da Letónia, Estónia e Lituânia.